O trágico ataque a Hiroshima



Os russos não vêm justificação pelo bombardéio de Hiroshima e Nagasaki e crêem que este foi o episódio mais temível da Segunda Guerra Mundial. Estes são os resultados da pesquisa do Centro da Opinião Pública de toda Rússia, publicados hoje, nas vêsperas do Dia de Hiroshima e o Dia Mundial da luta para a proibição de armamentos nucleares.


Segundo os dados deste Centro, a maioria dos russos está convencida que não houve necessidade daqueles bombardéios (69%). Só 16% acham que as ações foram justificadas pelo efeito de aproximação da fim da Guerra. 15% confessaram não estar seguros.


De acordo com a pesquisa, 59% dos russos admitem que os bombardéios das cidades japonesas foram a tragédia mais terrível da Segunda Guerra Mundial. Porém, 28% dos respondentes crêem que existem episódios da Guerra ainda mais trágicos, como por exemplo, os campos de concentração fascistas ou o bloquejo de Leningrado. 13% não contestaram.
Em 6 de agosto de 1945 a aviação norteamericana bombardeiou a cidade japonesa de Hiroshima, tendo assim usado armas nucleares pela primeira vez na história. Estas ações foram realizadas depois do que Japão refutar a exigência dos EUA, Grã-Bretanha e China sobre a capitulação sem condições. Três dias depois, em 9 de agosto, semelhante ataque foi realizado em Nagasaki. As cidades sofreram o efeito de bombas atômicas com o equivalente em trinitrotoluena de 20 mil toneladas cada uma. Cerca de 500 mil civis foram mortos e feridos.

(Com a Voz da Rússia; imagem: EPA/Divulgação)

Comentários