João Pedro Stédile em BH



Um dos principais nomes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o economista João Pedro Stédile, esteve em BH quinta-feira, falando à noite no Sindicato dos Jornalistas sobre A mídia e a reforma agrária. Stédile fez um histórico sobre a reforma agrária ocorrida na Europa, nos EUA e na Ásia, sempre lembrando que ela é fruto de um trabalho da burguesia em busca de mercado interno para seu próprio desenvolvimento.

O membro da coordenação do MST afirmou que a reforma agrária, implantada pelos EUA no Japão ocupado, na II Guerra Mundial, foi a solução da economia japonesa, assim como o fora para os próprios EUA, após a Guerra de Secessão e a libertação dos escravos.

No Brasil aconteceu o contrário, ao invés de fazer a reforma agrária quando da lei da abolição da escravatura, o governo determinou que apenas os ricos poderiam ter acesso à terra.

João Pedro Stédile garantiu também que o projeto de reforma agrária apresentado pelo ex-presidente João Goulart no comício da Central do Brasil em 13 de março de 1964, de autoria do economista Celso Furtado foi o mais avançado até hoje já feito.

Ele foi apresentado ao Congresso por um deputado democrata-cristão, Plínio de Arruda Sampaio. "O que aconteceu todo mundo sabe", lembrou, referindo-se ao golpe militar de primeiro de abril de 1964. (Veja mais acessando o link abaixo):

Comentários

Anônimo disse…
O Stedile tem um discurso ótimo, atualizado e é um profundo conhecedor do assunto reforma agrária, causa social de grande relevância mas que todos os governos relegaram a último plano. Pena, a distância entre o socialismo e o capitalismo, pobreza e riqueza, bem e mal aumentam cada dia mais no Brasil. Penso que Stedile seria um bom nome pára governar este país. Quem sabe?