China lançará amanhã nave que se unirá ao módulo T iangong-1 , o Palácio Celestial

Tiangong-1 (Palácio Celestial)
A China lançará amanhã a nave Shenzhou-VIII, a qual se unirá ao módulo não tripulado Tiangong-1 para o primeiro acoplamento espacial entre veículos deste país.

A decolagem a bordo de um foguete portador Longa Marcha 2F/H (LM-2F/H) desde o centro de Jiuquan, na província norte ocidental de Gansu, se realizará às 05:58 hora local.

Servidores públicos e especialistas estrangeiros foram convidados para assistir o lançamento, disse Wu Ping, porta-voz do programa de naves espaciais tripuladas desta nação.

Wu afirmou que importantes figuras da Agência Espacial Europeia e o Centro Aeroespacial da Alemanha estarão presentes na ocasião, por constituir o intercâmbio e a cooperação internacional princípios do referido projeto.

A Shenzhou-VIII, não tripulada, e o foguete portador foram levados em posição vertical ao centro de lançamento na passada quarta-feira, data a partir da qual começou a conta regressiva para a decolagem.

O foguete LM-2F/H é uma versão mais pesada e atualizada da série Longa Marcha 2F, considerada a mais segura na China.

Tiangong-1 (Palácio Celestial) foi lançado com sucesso no passado 29 de setembro a bordo de um LM 2FT1. Este módulo, que servirá de plataforma também para as naves Shenzhou-IX e X, completou ontem um giro de 180 graus a fim de preparar para o acoplamento.

Este último, uma das operações mais sofisticadas na esfera tecnológica espacial, será controlado da terra.

Todas estas missões constituem a base para a construção de uma Estação Espacial Tripulada, objetivo que China prevê atingir para 2020.

Shenzhou-8 é um módulo aeroespacial aperfeiçoado com capacidade de realizar acoplagem automática e manual. A nave vai se ligar com o módulo Tiangong-1. Será a primeira acoplagem na história do Programa Espacial Tripulado do país asiático.

 Segundo Wu, entre os cerca de 600 equipamentos da Shenzhou-8, 15% são novos. Além disso, foram instalados dentro da aeronave sistemas capazes de realizar experiências na área biocientífica, uma parceria entre cientistas chineses e alemães.

Esta também é a primeira parceria internacional do setor aeroespacial tripulado chinês na área de ciência espacial. Wu salientou que a China vai se esforçar ao lado de cientistas de vários países para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial. (Com Prensa Latina e Rádio China Internacional)

Comentários