Médico confirma assassinato de Muamar Khadafi


O líder líbio Muamar Kadafi foi assassinado, informou hoje o canal de notícias árabe Al Arabiya, ao citar um médico que examinou o cadáver.

Identificado como Ibrahim pela televisora, o médico forense assegurou que Khadafi recebeu tiro na cabeça e no estômago a muito curta distância, depois de ser preso nas imediações de Sirte, sua cidade natal.

Do dito acima, deduziu o médico, deriva-se que foi uma execução extrajudicial.

Cidadãos e líderes da insurgência continuavam celebrando nesta sexta-feira a morte do líder líbio e de dois de seus filhos.

Durante toda a madrugada e esta manhã, adversários de Khadafi se mantiveram nas ruas festejando a notícia confirmada na quinta-feira por vários chefes do autodenominado Conselho Nacional de Transição (CNT) e por meios audiovisuais árabes que contribuíram diversas versões.
O canal Free Libya TV (Líbia Livre, com base no Catar) citou o porta-voz Mahmoud Shamman, que afirmou que os irmãos Muatassim e Saif Al-Islam Khadafi também morreram em Sirte, mas em incidentes separados e alheios à aparente execução sumária de seu pai.

Shamman, autoproclamado ministro de Informação do ainda inexistente governo, disse que Muatassim foi atingido por vários tiros, o que se constatou em um vídeo e em fotografias feitas com telefones móveis difundidos pelas redes árabes Al Jazeera e Al Arabiya.

Mohamed Sayed, funcionário do Conselho Nacional de Transição, informou que o funeral do assassinado líder líbio só se concretará após a análise do cadáver por uma equipe de especialistas da Corte Penal Internacional.

O corpo de Khadafi estava na localidade de Misrata, lugar onde o conduziram após ser executado em Sirte.

O líder líbio receberá as honras fúnebres segundo a tradição muçulmana, mas a cerimônia não será pública para evitar que esse lugar se converta em um símbolo. (Com a Prensa Latina)

Comentários