Futebol é com Flávio Anselmo, De Peito Aberto


Galo é paixão, diz Flávio Anselmo

TORCIDA DO GALO PREPARADA PRA INVADIR A ARENA

Nem chuva forte, nem sol quente, nem falta de conforto, nem time ruim. Galo é paixão. E numa convocação de fé, naquela corrente positiva de salvação, é que a Massa cospe marimbondo ao lembrar que partiu do cruzeirense Aécio Neves e do “atleticano” por conveniência, Tonico Anast-azia, a infeliz ideia de demolir os dois principais estádios da Capital, com promessas de campanha da entrega do novo Estádio Independência, antes do Brasileiro.

Como promessa de político não vale nada, nem escrita, a torcida do Galo faz sua parte nesta hora difícil do futebol mineiro. Já adquiriu os 18 mil ingressos colocados à venda para o jogo contra o Palmeiras, neste sábado, na pequena Arena do Jacaré, a parte que lhe cabe nesse latifúndio, diria o poeta Chico. A venda antecipada começou na quarta às 10h da manhã e fechou às 20h com 12 mil ingressos vendidos. Loucura!

Imaginem o Mineirão pronto! Ou a Arena do Horto, liberada pra 30 mil pessoas!

Torcida existe. Apelo existe. É verdade que o time é meia boca, ainda não passou aquele sentimento de confiança. Mas anda querendo; tem sangue nos olhos como demonstrou nos últimos jogos. Sem o palco prometido, a Massa vai com o que tem, porém mantém a promessa de cobrar dos políticos nas próximas eleições.

Em tempo: esqueci-me de colocar o nome do doutor Lacerda na relação. Como Prefeito dessa esburacada cidade, também tem lá sua parcela de culpa no episódio.

Alexandre Kalil atendeu o interesse da torcida e enxergou bem a importância dos alertas das opiniões abalizadas. Não poupará R$ 200 mil. O volante Pierre, emprestado pelo Palmeiras, joga à frente da zaga como pediu Léo Silva e como aprova, também, Rever. Várias enquetes foram feitas sobre o assunto. No meu blog, houve 92% de apoio à decisão de Kalil. No Superesportes, o presidente teve 81%. Contudo, ninguém da diretoria quer falar sobre o assunto. Entretanto, Pierre foi escalado como titular em todos os coletivos. Cuca garante que contará com ele. Palavra de reizinho...

Com Pierre em campo, em 12 partidas, o Galo sofreu 11 gols, uma média de 0,9 por jogo. Já nas outras 19 rodadas do Brasileirão sem a presença do volante, o Atlético levou 37 gols, média de 1,9 por partida.

Houve inclusive repercussão do fato na tabela de classificação. No segundo turno, melhorou o sistema defensivo com Pierre, e o Galo somou 18 pontos, em 36 disputados.

Sugeri que Vagner Mancini que entregasse logo a camisa 5 para o recifense Sandro Manoel. Mas ele quer mesmo apostar na experiência de Fabrício ou Charles, ainda que ambos estejam meia-bomba, com recuperação de lesões musculares. Este medo de apostar na juventude é que me faz desacreditar em qualquer técnico. É engenheiro de obra pronta. Gosta mesmo de ver o time escalado com aquele monte de medalhões. Certamente, reza na cartilha do “menino ganha jogo, campeonato quem ganha são os adultos”. Por isso teve atrito com a meninada do Santos.

As dores na panturrilha direita do volante Fabrício se tornaram motivo de grande preocupação para Mancini. Sem saber se poderá utilizar o jogador contra o Botafogo, no próximo sábado, às 18h, o treinador não sabe como descobrir outras soluções. Mesmo que elas estejam na frente dele. Em momento algum, ele fala de Sandro Manoel.

Além de Fabrício, outros três volantes cruzeirenses estão no departamento médico. Enquanto Leandro Guerreiro e Everton ainda estão distantes de retornar, Mancini aguarda pelo retorno de Charles, que sofreu um estiramento na coxa direita durante treinamento da semana passada na Toca da Raposa II. Inicialmente, o departamento médico do Cruzeiro estabeleceu prazo para recuperação entre dez e 15 dias.

Ideia agora fixa no esquema 3-5-2, Mancini afirma que isso “atrapalha, porque sempre você busca achar o caminho. Nesse momento, a gente achou. Não digo que vou manter o esquema, mas é uma boa opção a partir do momento que vi equipe bem arrumada em bola parada e jogada área. De repente, sem um volante, vamos ter de armar a equipe diferente. Nessa estrutura, precisamos de meio que sustente a equipe. Mas espero que Charles ou Fabrício sejam liberados para sábado”.

E se não houver a recuperação de ambos? O Cruzeiro então não entraria em campo? A prata da casa sente-se desprestigiada nesse momento. Em qualquer entrevista, o técnico nem sequer lembra que os meninos existem. E não há ninguém por perto pra contestá-lo. Lembrá-lo que o rapaz faz parte, também, do elenco e merece melhor tratamento.

Givanildo e o seu América têm que vencer seis vezes nos sete últimos jogos que lhes restam no Brasileiro. Todavia ninguém fala em entregar os pontos ou jogar a toalha.

O próximo jogo é contra o Coritiba de Marcelo de Oliveira no Couto Pereira, domingo. Novamente, o Coelho estará todo remendado. O seu principal jogador, Marcos Rocha, foi expulso contra o Grêmio e não joga. Givanildo não faz mistério e nem chora a situação. Tem até um time pronto, ao contrário de Mancini. O provável time do América para o confronto terá: Neneca; Micão, Anderson e Everton; Sheslon, Amaral, Leandro Ferreira, Rodriguinho e Gilson; Alessandro e Kempes.


Flávio Anselmo

Acesse meu blog

www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com

Comentários