China quer criar padrão cultural e exportá-lo para o mundo




No último dia 19 o Comitê Central do Partido Comunista da China, PCCH, tomou a decisão construção de uma potência cultural. Segundo o professor da Escola Central do Partido Comunista da China, Xin Ming, a China irá contribuir para o desenvolvimento cultural do mundo enquanto conquista avanços na construção econômica.

 Ele afirma: "Para um país, seu desenvolvimento econômico, político, cultural e social devem se complementar. No caminho para se tornar uma potência, a área cultural deve ser prioridade. A China irá contribuir não só para a política e economia do mundo, mas também para o desenvolvimento cultural, tal como a construção de um mundo harmonioso."
O professor afirma também: "É insuficiente o povo ter apenas comida e roupa. É preciso cultura, que pode sustentar espiritualmente um país, uma sociedade. Ela também deve servir de orientação teórica para o desenvolvimento da nação. Precisamos saber para que lutamos e qual é a meta. A cultura deve nos oferecer um lar espiritual e o padrão moral. Como colocar em prática estas funções? É o que precisa ser resolvido pelo sistema de valor essencial socialista."

Promover reformas no sistema cultural é outro destaque do comunicado. Segundo a publicação, a China deve acelerar as reformas culturais e desempenhar um papel positivo do mercado de distribuição dos recursos culturais.

A China deve ampliar o investimento na construção da infra-estrutura cultural, aperfeiçoar a rede de serviço cultural voltada ao povo, beneficiando a população com serviço básico gratuito. A reunião plenária ainda considera importante a indústria cultural para construir a potência cultural socialista.

 No futuro, será formado um sistema da indústria cultural moderna, com o aparato público como alicerce e o desenvolvimento de múltipla forma como propriedade. A intenção é incentivar a inovação no setor cultural e tecnológico, estimulando o consumo dos produtos culturais.

 Xin Ming finalizou: "Enquanto esclarecemos as funções básicas da cultura socialista, traçamos uma série de políticas e medidas. A indústria cultural pode impulsionar tanto o desenvolvimento do setor, quanto o econômico."

Comentários

Laah disse…
Gostaria de saber qual é a fonte desta reportagem, de onde foi extraída. Abraço