terça-feira, 14 de março de 2017

Memorial da Luta pela Justiça promove debate sobre Intolerância Religiosa

                                      

No dia 18 de março, o 1º Colóquio de Direitos Humanos do Memorial da Luta pela Justiça tratará, sob a mediação do vice-presidente da Comissão de Direitos e Liberdade Religiosa da OAB, Dr. Jáder Freire de Macedo Júnior, sobre a intolerância religiosa no Brasil. O evento acontece no Futuro Memorial da Luta Pela Justiça.

Além do debate, haverá exibição do documentário “Intolerâncias da Fé”, de Alexandre B. Borges, Fernando de Sousa e Taís Capelini. A partir do depoimento de pesquisadores, lideranças religiosas e praticantes de religiões afro brasileiras, o filme retrata os conflitos religiosos ocorridos no espaço público e problematiza o tratamento conferido a estes conflitos pela sociedade e por instituições como a escola e a polícia.

Para a tarde de estreia no Colóquio, estarão expostas fotografias de Roger Cipó, jovem fotógrafo paulista que se especializou na documentação da cultura do candomblé no Brasil. Sua pesquisa fotográfica tem como objetivo estudar as diversas estruturas que baseiam as comunidades afro religiosas de São Paulo, além de divulgar as belezas e riquezas existentes no cotidiano social, cultural e ritualístico dos terreiros.

O Núcleo de Preservação da Memória Política e a OAB-SP convidaram para integrar a mesa de debate do evento:

Dr. Hédio Silva Junior - Advogado; Ex-Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP. Foi também Conselheiro Seccional da OAB por duas gestões, foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa
Professor Oswaldo Santos Junior - Historiador, teólogo, Mestre em Ciências da Religião e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política.

Fernando de Sousa - Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), possui Especialização em Sociologia Urbana (UERJ). Cursa o mestrado em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Atuou como consultor da ONU/Habitat no programa UPP social, executado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). É um dos fundadores e diretor da Quiprocó Filmes.

O evento faz parte do 1º Colóquio de Direitos Humanos do Memorial da Luta pela Justiça, que terá um total de quatro encontros, nos dias 18/03, 29/04, 20/05 e 01/07. Veja mais informações sobre a programação nos sites do Núcleo Memória e da OAB-SP.

Serviço – Colóquio de Direitos Humanos
Data: 18 de março
Hora: 10h
Local: Memorial da Luta pela Justiça (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Mais informações: 
Núcleo Memória
(11) 2306-4801

Nenhum comentário :