Moscou mantém importação de carne brasileira

                                                               
O principal problema dos produtores do Brics é o protecionismo da União Europeia(PhotoXPress)

Após China, União Europeia e Chile anunciarem restrições na compra de carne brasileira, o Brasil suspendeu a licença de exportação de 21 frigoríficos na Operação Carne Fraca - mas manterá a permissão de vendas desses produtos no mercado interno.

A Rússia, porém, ainda não tomou medidas de restrição à commodity. De acordo com declaração do embaixador russo em Brasília, Serguêi Akopov, o governo brasileiro se comprometeu a compensar os custos para países que possam ter recebido produto de baixa qualidade.  

“A parte brasileira prometeu apresentar o quanto antes informações sobre quais países importaram carne vencida,  suspender esses frigoríficos e compensar as despesas”, disse o diplomata após encontro do presidente Michel Temer com embaixadores dos países importadores de carne brasileira.

Segundo Akopov, Temer também declarou estar preocupado com a situação, principalmente com a possibilidade de os países importadores colocarem sanções contra o produto brasileiro, o que causará forte dano ao setor.

“De acordo com o presidente do Brasil, a extensão do problema não é tão grande: de 4.837 frigoríficos apenas 21 podem estar envolvidos no escândalo. Como ressaltou o governo, o incidente não pode ser analisado como uma crise em todo o sistema de controle sanitário brasileiro, caracterizado por alto nível de efetividade e um dos melhores do mundo”, disse Akopov.

União Europeia e China

Até a manhã desta terça-feira (21), União Europeia, China, Coreia do Sul, Chile e alguns outros países da América Latina já haviam interrompido as importações de carne brasileira.

Para tentar impedir que o escândalo tomasse proporções maiores mundo afora, o governo revogou temporariamente as licenças de exportação de 21 grandes empresas.

A exportação brasileira de carnes em 2016 foi estimada em 5,5 bilhões de dólares, de acordo com a agência Bloomberg, e em 12 bilhões de dólares, de acordo com a Reuters.

O país exporta carne para 160 países do mundo, entre eles a Rússia. Nos últimos anos, Moscou interrompeu a importação da commodity brasileira diversas vezes devido a motivos sanitários.

Em 2016, de acordo com o portal especializado Agroinfo.ru, a Rússia importou mais de 500 toneladas de carne do Brasil. O país é responsável por quase 50% das importações russas de carne, de acordo com o site.


(Com  a Gazeta Russa/informações da agência Tass e do portal Business Fm)

Comentários