terça-feira, 7 de março de 2017

Unesco celebrará o Dia Internacional da Mulher com intensa jornada

                                           

 A Unesco celebrará o Dia Internacional da Mulher com uma ampla jornada de atividades que terão um fio condutor: as mulheres e a arte, informou hoje um comunicado dessa organização das Nações Unidas.

Com o título 'O valor de criar: igualdade de gênero e arte', se realizará uma mesa redonda na sede de Unesco em Paris que reunirá especialistas, pesquisadores e artistas.

O diálogo será inaugurado pela ministra francesa da Família, a Infância e os Direitos da Mulher, Laurence Rossignol; a diretora do comitê francês da ONU-Mulheres, Fanny Benedetti; e o subdiretor geral de Relações Exteriores e Informação Pública da Unesco, Eric Falt.

O objetivo é dialogar sobre os desafios que enfrentam as mulheres artistas, a arte como meio de expressão para as mulheres e o papel que pode desempenhar esta manifestação para dissipar os estereotipos relacionados com o gênero.

Outra das atividades previstas é o relançamento da campanha 'As mulheres fazem as notícias', dirigida a sensibilizar jornalistas, blogueiros, escolas de jornalismo, organizações intergovernamentais e outros atores sobre a necessidade de que as mulheres tenham uma melhor representação nas redações informativas, e também nos temas de reportagens.

Por outro lado, se abrirá o período de apresentação de candidaturas para o Prêmio Unesco de educação às meninas e as mulheres, que apresentem inovações e contribuições excepcionais de indivíduos, instituições e organizações neste âmbito.

Para encerrar a jornada, está previsto um concerto da artista Louane e o grupo Her, bem como um espetáculo de dança intitulado 'Pássaros'.

Assim, de 8 a 17 de março, a Unesco exporá em sua sede as obras de artistas procedentes de numerosos países como Azerbadjão, Bélgica, China, Egito, Grécia, Honduras, as Ilhas Cook, Polônia, República Dominicana e Tunísia.

(Com Prensa Latina)

Nenhum comentário :