A CASA DA MEMÓRIA UTERINA CHEGA HOJE FINALMENTE À CAPITAL

                                                                     

A Casa da Memória Uterina é o nono livro editado do jornalista Flávio Geraldo Anselmo. Será lançado nesta terça-feira, a partir das sete da noite, na Livraria Leitura do Pátio Savassi. Em "A Casa...", Flávio Anselmo retoma o caminho que mais lhe agrada na literatura: o dos contos.

Melhor ainda se nos minicontos, como os que escolheu para compor esta coletânea. Para ele, este livro atual é um mercado popular ambulante de contos e minicontos e que viaja em diversas direções, com o compromisso de lazer.

Estilo solto,bem jornalístico, Flávio passeia na fronteira da ficção com a realidade, expõe seu lado bem romântico, temperado com humor e surpreendente desfecho como convém aos contos. No continhos, por exemplo, ele exala todo humor costumeiro das crônicas esportivas publicadas no seu blog.

Não consegue afastar-se da paixão pela cidade natal, Caratinga, de sua origem interiorana e nem da saudade eterna dos pais, Sodico e Geralda, dos avós, tios, irmãos, personagens vivos e cativantes nessa sua nova obra.

São 28 contos e continhos, e o escolhido para dar nome ao livro resume com exatidão o perfil do contista: desfecho improvável, descrição precisa, ficção e realidade e a presença de pessoas da família na ajuda de descobertas íntimas que envolverão o leitor num clima pessoal e análogo. Boa leitura!

Breve currículo do autor:

Flávio Geraldo Anselmo nasceu em Caratinga, bem no centro da cidade ainda pequena, ruas sem calçamentos, postes de luz no meio das pistas de rolamento. É de 18 de outubro e fez, portanto, 70 anos. 

Jornalista, advogado, Pós Graduado em Docência Superior, com diversos cursos em redação, Flávio começou na imprensa da sua terra como colunista esportivo e narrador de rádio em 1962.

Dois anos depois veio para a Capital. Aqui, estagiou na Rádio Itatiaia, e começou a vida profissional no antigo Diário de Minas e na Rádio Inconfidência. Depois foi para a Rádio Jornal de Minas. Em 1966, chegou à Rádio Guarani onde ficou até 1979. No mesmo período, escreveu para o Estado de Minas, Diário da Tarde e Jornal dos Sports.

Participou de diversos programas e transmissões na TV Itacolomy e TV Alterosa. Deixou a Guarani como diretor de esportes e foi ocupar a mesma função na Rede Capital de Rádio.

Em 1982, foi contratado pela TV Bandeirantes, onde ficou 15 anos, editor do programa Minas Esportes. Saiu contratado pela Manchete, depois TV Record.

Durante cinco anos foi comentarista esportivo do Sportv. Teve sua própria produtora de televisão, tornou-se narrador da Band e da Record-MG, produziu projetos especiais de futebol infantil e júnior, como a Copa Dente de Leite e Taça BH de Futebol Júnior. 

Assessor de Imprensa de vários órgãos, diretor de promoção da ADEMG,e atualmente, aposentado, Responsável pelo blog www.flavioanselmo.com.br, tem uma coluna diária de esportes que envia a 5 mil inscritos e é publicada no Facebook, e diversos jornais do interior.

Além claro, de curtir às seis netas: Vitória, Luana, Sophia, Ana Flávia, Maria Tereza e Stela, filhas dos seus três herdeiros: Alexandre, professor de basquete; Flávio Júnior, jornalista e funcionário concursado da Assembleia e Juliana, professora de balé, com academia em Caratinga. É casado há 47 anos com Neusa.

Comentários