Washington: palco de protestos contra programa de espionagem dos EUA

                                                               

A capital dos EUA, Washington foi ontem palco de manifestações apelando ao governo dos EUA para que suspenda as operações de espionagem contra os povos de todo o mundo. Os organizadores dos protestos lembraram que a ação viola a constituição e apelaram às autoridades para divulgar ao público os detalhes envolvendo casos anteriores.

Os organizadores afirmaram que a escala do programa de espionagem do governo norte americano tomou grandes proporções após os ataques de 11 de Setembro, permitindo às agências de inteligência do país desenvolver diversas operações sem autorização.

O programa de espionagem teve também graves consequências fora dos EUA. Segundo a revista italiana, L'espresso, as agência de Inglaterra e dos EUA têm realizado escutas e interceptado dados da internet em Itália.

Segundo a reportagem do L'espresso, o centro dos serviços da inteligência de Inglaterra participou no programa Tempora dos EUA, a entidade britânica monitorou três linhas de fibra ótica instaladas na Itália para interceptar informações comerciais e militares, partilhadas com os EUA. Segundo as análises, é possível que a ação viole o segredo comercial das empresas italianas que competem com empresas britânicas.

Antes desta reportagem, as imprensas italianas já tinham referido as escutas ao país, mas até ao momento, a Inglaterra e os EUA não responderam à acusação. Durante a visita do Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, a Itália, para discutir o problema entre Palenstina e Israel, a parte italiana pediu explicações aos EUA. O premie da Itália Enrico Letta considerou a ação dos EUA como inaceitável.(Com a RIC)

Comentários