sexta-feira, 28 de julho de 2017

A Bíblia diante da Ciência

                                                  © Foto: Pixabay

 Testes de DNA mostram quem são 
 os descendentes dos povos bíblicos

Os moradores do atual Líbano, onde vivem os descendentes dos fenícios e outros habitantes do Oriente Médio antigo, são os herdeiros da lendária antiga Canaã.

Isso foi comunicado por um grupo de cientistas que publicaram um artigo sobre sua pesquisa no American Journal of Human Genetics.

Canaã é um nome bíblico para um antigo país que ficava no território dos atuais Israel, Faixa de Gaza, Cisjordânia, parte da Jordânia, Líbano e parte da Síria. 

Segundo a Bíblia, o território de Canaã era a "terra prometida" por Jeová aos judeus que se salvaram da escravidão no Egito.

Marc Haber e seu colegas revelaram a história destes povos enigmáticos reconstituindo os genomas de 5 pessoas que foram sepultadas no território da atual cidade libanesa de Sídon, mas por volta de 3,7 mil anos atrás.

Estas amostras do genoma foram comparadas com as de povos contemporâneos do Oriente Médio, do Cáucaso, da Europa e do Irã, onde supostamente viviam descendentes de cananeus.

Os cananeus não foram eliminados completamente, como se lê na Bíblia. Seus descendentes diretos são os moradores do Líbano atual, mas do ponto de vista genético eles não são cananeus puros, pois se misturaram com povos vindos do norte ou do leste da Ásia.

(Com Sputnik)

Nenhum comentário :