segunda-feira, 31 de julho de 2017

Venezuela: grande participação popular na votação da Assembleia Nacional Constituinte

                                                                                             Gregorio Terán, AVN

Os mais de 14 mil centros de votação na Venezuela abriram às 6 horas da manhã deste domingo (30), quando os eleitores e eleitoras já iniciavam sua jornada democrática.

Serão eleitos 537 dos 545 membros da Assembleia Nacional Constituinte nesta jornada. Os outros oito serão escolhidos no meio da semana, exclusivamente pelas comunidades indígenas do país.
A votação tem transcorrido com normalidade, segundo a presidenta do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, e o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.

A equipe do Jornalistas Livres, que está na Venezuela acompanhando o processo constituinte, informa que a oposição ao governo bloqueou ruas para tentar impedir o acesso dos cidadãos aos locais de votação.

Prevendo isso, o governo abriu o Poliedro de Caracas, complexo poliesportivo da capital, com um dos centros de votação habilitados para os eleitores que temiam retaliações da oposição nos municípios que ela controla politicamente, de acordo com o Brasil de Fato, que também está na Venezuela.

Os eleitores e eleitoras saíram dos mais remotos cantos do país, alguns atravessando rios de barco para chegar aos centros de votação e expressar sua vontade soberana.


Observadores internacionais também constataram total normalidade na votação.

A senadora espanhola Vanessa Angustia afirmou que desde o início da manhã o povo estava a votar com tranquilidade mas muitas filas nos locais de votação.

(Com o Diário Liberdade)

Nenhum comentário :