PSUV, partido de Maduro, se consolida como principal força política e eleitoral da Venezuela

                                                                                                                        AVN
                             
Uma pesquisa de opinião do Instituto Hinterlaces mostra que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), fundado por Hugo Chávez e integrado pelo presidente Nicolás Maduro, tem 34% de apoio dos setores sociais do país. 

Já o resto das organizações do Grande Pólo Patriótico, os partidos alinhados com o chavismo, somam um apoio de 36%, segundo dados apresentados por José Vicente Rangel em seu programa transmitido neste domingo pela Televen.

O jornalista afirmou que nas eleições de presidente da República e conselhos legislativos do dia 20 de maio, o Psuv se consolidou como a principal força política e cultural do país e também como a mais importante força eleitoral.

Os partidos Ação Democrática (AD) e o partido Copei passaram a ser os principais partidos da oposição venezuelana.

"Vale destacar que o socialcristianismo obtém 47% do total de votos que alcançou Henri Falcón (ex-candidato presidencial por outras duas organizações políticas), enquanto Esperança pela Mudança (grupo de eleitores), de Javier Bertucci, aparece como a terceira força eleitoral do país", disse Rangel.

Rangel explicou que os partidos de extrema-direita Primeiro Justiça e Vontade Popular têm a menor taxa de apoio já registrada, e Avançada Progressista mantém um reduzido apoio apesar de que Falcón, dirigente da organização, foi candidato presidencial.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de maio e 6 de junho através de 1.580 entrevistas em todo o país.

(Com o Diário Liberdade)

Comentários