8ª Festa do Museu do Tropeiro


Uma festa e tanto em Ipoema,

distrito de Itabira. Vale

a pena presenciar.

1º de abril

Saída dos cavaleiros de Santa Bárbara às 10h da manhã ao som dos sinos da Matriz de Santo Antônio. Bom lembrar que os sinos foram instrumento de comunicação entre as tropas.
Os cavaleiros percorrerão 38 km por caminhos históricos com fortes marcas tropeiristas. À noite, pernoitarão em Bom Jesus do Amparo onde serão recebidos pelo Clube do Cavalo do município com toda festividade tropeira.
Também na sexta-feira, Ipoema recebe o Clube do Tropeiro de Taquaraçu de Minas, depois de 67 km de percurso. Vale a pena ver a tropa – um verdadeiro desfile da comitiva de muares mostrando que a elegância e o andar bem arrumado fazem parte da cultura tropeira.


02 de abril

Os cavaleiros sairão de Bom Jesus do Amparo às 13h num percurso de 12 km, rumo à Fazenda de Ênio Lage, em Ipoema, local de concentração.
As comitivas chegam dos mais diversos locais e se dirigem para o encontro da concentração marcando a força da identidade tropeira.
Às 16h45, com suas respectivas bandeiras, as tropas marcham com destino à passagem frente ao Museu do Tropeiro marcada para as 17h.
Na frente, os Dragões da Inconfidência cuja presença resgata a história da Cavalaria Paga que circulava pela Estrada Real no tempo em que o ouro e pedras preciosas eram tranportados em lombos de burros.
Também merece destaque a homenagem que o Curso de Design de Moda da Fumec, sob a coordenação da professora Gabriela Torres, fará a Ipoema. Seis mulheres, eleitas madrinhas da tropa pelas comitivas, desfilarão a cavalo com pássaros-estandartes para simbolizar o significado de Ipoema, a ave que canta.

CAMINHANTES
Fazendo parte do desfile, as Caminhantes da Estrada Real que virão acompanhadas de sua diretoria, dentre elas a presidente da Associação Maria Elvira Salles Ferreira e mais Francisca Lessa e Prisce Maria.
- Na Rancharia do Museu do Tropeiro – abertura da exposição do consagrado artista plástico, o português Lopes de Sousa que retrata em suas telas o patrimônio cultural e natural de Ipoema.

Cerimonial na porta do Museu do Tropeiro

Mais de 1000 cavaleiros e animais receberão a bênção do padre José Marcelino de Magalhães Filho ao som da Ave-Maria. Mantendo a tradição, o gesto fortalece a religiosidade dos tropeiros. O bouquê de ervas da bênção é composto de significados e as plantas escolhidas para dar proteção e estabelecer o elo de amizade entre os participantes.
Após a passagem dos cavaleiros:
Leitura da Oração do Tropeiro pelo escritor e grande pesquisador do Tropeirismo no Brasil, Carlos Solera, representando os tropeiros do Sul do país. Ele que vem lá de Curitiba e como coordenador do Projeto Tropeiro Brasil fortalece ainda mais, com sua presença, a proposta de transformar o tropeiro brasileiro em Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.


Pronunciamento das autoridades

Na Praça Augusto Guerra - Palco


Apresentação das manifestações culturais de Ipoema:
Meninos do Berrante, Lavadeiras, Estaladores de Chicotes,
Meninos Trovadores
Grupo Congá de Belo Horizonte - 10 integrantes que estarão apresentando manifestações espontâneas das raízes mineiras. As danças têm a coordenação do coreógrafo e bailarino Jarbas Cardoso. O Terno de São Benedito, tem cunho religioso e é dança dos negros em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Através da dança, fortalecem a religiosidade dos tropeiros e a presença marcante dos negros nas tropas. Catirense reflete a folia de sapateados, influência africana, espanhola e principalmente, portuguesa. Através do sapateado o homem conquista a mulher e ela por sua vez, pela sensualidade, conquista o homem. Solo de catira - lembra a época dos tropeiros. Este solo deu origem às danças do Rio Grande do Sul.
Hebert e Grazielle – voz, violão, teclado, baixo, percussão. De Santa Bárbara, presenças de artistas infantis.

Fernando Sodré - voz e viola reconhecido nacional e internacionalmente por ter inventado a viola de 14 cordas.
Orquestra Formiguense de Violas - sete vozes, cinco violas e dois violões. Referência em animação.
Banda Rodrigo Sater e Yassir – grande show da noite
Yassir –voz e viola caipira
Rodrigo Sater – voz e violão
Tadeu Romano – acordeom
Marcelo Ribeiro – baixo
Luiz Cláudio Sândalo - bateria
Encerramento com a Banda Trio de Minas - entrarão no palco para o Baile da Madrugada finalizando às 4:00 horas do dia 03, sob o comando do mestre Quincas da Viola:
Quincas da Viola - voz e viola
Teo Pires - violão e voz
Wanderley Reis - sanfona
Aender Reis - percussão
Daniel - percussão
Maicon - violão e voz

03 de abril – Domingo

10:00 horas
Missa Tropeira acompanhada pela Banda Trio Trem de Minas

Após a missa, abertura da Feira Regional

Artesanato, Comida Típica e mais shows de artistas regionais de forma espontânea e gratuita até às 16h.

Participação das cidades-irmãs: Itabira, Ipoema, Senhora do Carmo, Itambé do Mato Dentro, Caeté, Sabará, Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo.

De Ipoema, teremos na programação:
Sebastião Caeté – voz e violão
Emir de Oliveira da região do Macuco – voz e violão
Edgar e Ednei – duas vozes e duas violas

De Bom Jesus do Amparo:
Taciany e Camila


Comitivas participantes do 8º Aniversário do Museu do Tropeiro Nome1-Alvinópolis2-Barão de Cocais3-Bela Vista de Minas4-Bom Jesus do Amparo5-Catas Altas6-Dionísio7-Dom Silvério8-João Monlevade9-Nova Era10-Rio Piracicaba11-São Jose do Goiabal12-Sem Peixe13-Itambé do Mato Dentro14-Morro do Pilar15-Conceição do Mato Dentro16-Santa Bárbara17-Santa Maria de Itabira18-São Domingos do Prata19-São Gonçalo do Rio Abaixo20-São Sebastião do Rio Preto21-Sabará / Ravena22-Nova União23-Santo Antônio do Rio Abaixo24- Nova Era25- Taguaraçu de Minas26-Jaguaraçu27-Betim28-Caeté29-Sabará30-Itabira 31- Ipoema 32- Senhora do Carmo/Serra dos Alves/Salgado 33- São José do Macuco 34 – Laranjeiras 35 – São José do Turvo 36 – Duas Pontes 37 – Santa Catarina 38 – Montes Claros

O artista que queira participar e divulgar o seu talento musical na Feira Regional, de forma gratuita é só ligar para o Museu do Tropeiro de terça a sábado nos horários: de 8:30 às 12:00 horas e de 13:00 às 16:30 horas
Domingo: de 9:00 às 13:00 horas ou comunicar pelo e-mail:
https://mail.google.com/mail/h/1jsyv9fydgtja/?v=b&cs=wh&to=museudotropeiro@yahoo.com.br

Eleni Cássia VieiraDiretora do Museu do Tropeiro

Comentários