Sindicato dos Jornalistas de Minas repudia demissões no jornal Hoje em Dia


"Nota de repúdio


O Sindicato dos Jornalistas vem a público denunciar e repudiar a demissão de 14 companheiros da redação do jornal Hoje em Dia, do Grupo Record, ocorrida na tarde de quinta-feira, 24, o que aponta para uma maior precarização e exploração do trabalho naquele local. As demissões foram feitas na redação em Belo Horizonte e nas sucursais de Varginha e Divinópolis.
A direção do diário dispensou jornalistas com muitos anos de casa, alguns com quase duas décadas de empresa, como Fernando Assunção, Dilke Fonseca, Nalu Saad, Jader Resende, Clésio Giovane e Margarida Hallacock. O Hoje em Dia nem mesmo respeitou uma das cláusulas do Acordo Coletivo que prevê estabilidade para profissionais que estão a 12 meses da aposentadoria.
Ao mesmo tempo a diretoria do Sindicato se solidariza com os companheiros atingidos e se coloca à disposição para que sejam garantidos todos os seus direitos, sobretudo dos demitidos que encontram-se protegidos pelo parágrafo 1º da cláusula 31 da convenção coletiva, que garante a estabilidade para aqueles que estão a 12 meses da obtenção do benefício da aposentadoria.
O Departamento Jurídico do Sindicato estuda a possibilidade de ajuizar uma ação coletiva a fim de discutir a dispensa coletiva, tendo em vista que o fato caracteriza uma demissão em massa, o que exige a necessidade da participação da entidade sindical numa negociação das rescisões de contrato de trabalho. As demissões ocorrem justamente no momento em que o Departamento Jurídico do Sindicato acaba de preparar pedido de entrada de ações na Justiça contra irregularidades praticadas pelo jornal, como o não pagamento do domingo em dobro para os profissionais que trabalham no fim de semana.
Diante do clima de apreensão que vem vivendo os profissionais daquele jornal, devido aos boatos de que novas demissões poderão ocorrer, o Sindicato faz um apelo à direção do jornal para que cesse e esclareça o que motiva tal decisão, num momento em que o Hoje em Dia retoma seu crescimento junto aos leitores".

Comentários