Dilma se compromete a conversar com governador sobre ameaças de despejo


NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE "Belo Horizonte, 28 de março de 2011. A Presidenta Dilma recebeu Dom Joaquim Mol e frei Gilvander Luís Moreira para dialogar sobre o conflito social que envolve as Comunidades Camilo Torres, Dandara e Irmã Dorothy – 1.200 famílias sem teto (cerca de 6 mil pessoas) – com a prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais. Hoje, dia 28/03/2011, às 11:07h, a Presidenta Dilma recebeu do Joaquim Mol e frei Gilvander.Conversaram durante 25 minutos, numa sala do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, MG. Participaram também da conversa o Ministro Fernando Pimentel, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, e Wagner, assessor da Secretária Geral da Presidência. Dom Joaquim e frei Gilvander expuseram para a Presidenta Dilma, de forma sintética, as principais informações sobre o conflito social instaurado em BH. Confira o documento em anexo. Entregamos nas mãos da Presidenta Dilma um Ofício assinado por Dom Joaquim Mol e por mim, frei Gilvander. Entregamos também um Documento com 7 páginas que relata as causas, faz diagnóstico e aponta caminhos para solucionar de forma justa e digna o conflito. Entregamos também 15 fotografias das 3 comunidades. A Presidenta Dilma foi muito simpática, ouviu atentamente e manifestou apoio político e econômico para superar o conflito de forma justa e pacífica. Dilma disse que se o Governador Antonio Anastasia e o prefeito Márcio Lacerda desapropriarem as áreas, ela arrumará dinheiro do Governo Federal para a urbanização e melhoramento das 1.100 casas já construídas. Olhando as fotografias, a Presidenta Dilma disse: “Já são inicio de bairros organizados. Precisam ser melhorados e jamais derrubar as casas já construídas. Tem Av. Dandara, ruas organizadas...” Dilma se comprometeu a conversar com o Governador Anastasia e dirá a ele o que assumiu conosco.

Ficou também acertado que uma agenda de reuniões será estabelecida nos Ministérios das Cidades, na Secretaria Especial das Mulheres, na Sec. dos Direitos Humanos e com todos os órgãos do Governo Federal implicados. A Presidenta Dilma reiterou que o caminho deve ser o do diálogo e que tudo deve ser feito para se evitar um despejo, o que poderá resultar em massacre de proporções inimagináveis.

A questão de Dandara se resolve desapropriando a área. A desapropriação pode e deve ser feita pelo prefeito ou pelo Governador, pois se trata de um território que está no limite de três municípios: Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Contagem. Após a desapropriação, a Presidenta Dilma assumiu o compromisso de colocar dinheiro para a urbanização e melhoria das moradias já edificadas.

A questão das Comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy, no Barreiro, exige que o Governador Anastasia decida declarar a nulidade dos contratos que repassaram os terrenos, que eram até 1992, do Governo Estadual, mas foram repassados irregularmente empresas privadas. É isso que o Ministério Público em Ação Civil Pública. Tem amparo jurídico e ético.

Após conseguir a reversão dos contratos, os terrenos voltarão ao domínio público e a Presidenta Dilma assumiu o compromisso de colocar dinheiro do Governo Federal para melhorar as casas e construir as que faltam. Com o apoio da Presidenta Dilma, a bola agora está com o Governador Anastasia e como prefeito Márcio Lacerda. O povo das 3 Comunidades – Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy – ficarão acampados na frente da prefeitura aguardando um posicionamento do prefeito e do governador. Com este haverá reunião agora às 16:30h.


Contatos para mais informações: Joviano Mayer, cel.: 031 8815 4120 Lacerda, cel.: 031 97084830 Prof. Fábio Alves, cel. 031 8765 1680 Frei Gilvander Luís Moreira, cel. 031 9296 3040 Maria do Rosário C. de Oliveira, cel.: 031 9241 9092

Comentários