AUTOMOVELATRIA
Gilvander Luís Moreira[1]
Atualmente, no Brasil, cerca de 50 mil famílias recebem anualmente uma espada de dor no coração ao receber a notícia que um ente querido morreu em “acidente” de trânsito. Dizer “acidente” é eufemismo, é dourar a pílula, pois se tratam de tragédias previsíveis e anunciadas, porque as estradas brasileiras são malfeitas e mal conservadas e os motoristas que, para complementarem seus baixos salários, são forçados a dirigir um excesso de horas, pois a carga-mercadoria não pode atrasar. Para isso, os motoristas tomam um comprimido “energético”, uma droga chamada rebit. Andam no limite.
A maior parte das estradas do Brasil, quando ainda não são de terra, sujeitas à formação de buracos, “costela” ou a lamaçais em tempos de chuva, é asfalto feito com fina espessura e em péssimo estado de conservação. Uma fina capa asfáltica não agüenta o peso das enormes carretas lotadas de carvão, de automóveis ou de ... que trafegam pelas rodovias, normalmente, com excesso de peso.
Exemplo disso são as carretas que têm autorização para transportar somente 95 metros cúbicos de carvão, mas trazem, quase sempre, de 10 a 13% a mais, desrespeitando leis, com falta de fiscalização ou cumplicidade de fiscais. “Nunca vi na minha vida tanto frenesi e tanto desejo de comprar um automóvel.
Todo mundo quer um automóvel. Não importa se vai ficar endividado nos próximos 6 ou 7 anos”, conta Geovane, funcionário de uma revendedora de automóveis. As propagandas são cada vez mais intensas e intermitentes. “Entre na concessionária e saia de carro novo, sem pagar nenhum centavo de entrada, com apenas 2,90 reais por dia”, estrila uma propaganda. “Eu gastava 1,5 hora de ônibus coletivo para chegar ao local do meu trabalho, mas agora gasto quase 3 horas, pois o trânsito está um inferno. Ao invés de levantar às 5 horas da manhã, tenho que levantar agora às 3,5 horas da madrugada”, desabafa Rosália.
Dia 02 de janeiro de 2010, pela manhã, vindo de automóvel, de João Pinheiro para Belo Horizonte, MG, – distância de 380 Km – cruzei com 95 cegonheiras (carretas) que transportavam mais de mil automóveis. No Brasil, em 2007 foram vendidos 2,5 milhões de automóveis; em 2008, mais de 3 milhões. A FENABRAVE[2] informou, em 05 de janeiro de 2010, que o Brasil fechou 2009 com um recorde de 3.141.226 veículos novos vendidos, número que, mesmo com a crise financeira, foi 11,35% superior ao de 2008.
As vendas de automóveis e veículos comerciais leves, em 2010, devem ultrapassar 3,4 milhões de unidades. Encontrar estacionamento nas cidades grandes está cada vez mais difícil e, quando se encontra, muito caro. Nos grandes engarrafamentos, os automóveis se transformam em celas solitárias, prisões ambulantes. Prendem as pessoas não mais só em prisões ou com tornozeleiras, mas em celas solitárias ambulantes que são os automóveis em trânsito lento ou engarrafado.
Em uma progressão geométrica, as cidades vão se transformando em grandes estacionamentos. Sobrevive-se muito mais tempo dentro de automóveis e de ônibus coletivo do que em casa ou no ambiente de trabalho. Rádio, toca CDs, MP 3 e celulares aliviam a tensão que causa ficar “preso no trânsito”.
Eis sinais de que estamos no meio de uma automovelatria, ou seja, idolatria dos automóveis. Esses são deuses, falsos ídolos, que imolam no altar dos “acidentes” de trânsito 50 mil seres humanos por ano, só no Brasil. Ídolos que emitem bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, aumentando muito o aquecimento global com todas as mudanças climáticas que sacrificarão cada vez mais um número maior de pessoas e tantos seres vivos da biodiversidade.
Ídolos que paralisam milhões de pessoas em congestionamentos que a cada dia batem recordes em tamanho. Estresse, angústia, irritação, nervosia, desrespeito às leis de trânsito, acidente, ... são produzidos por esta nova idolatria que também pode ser chamada de carrolatria.
Em apoio e incentivo à automovelatria, o governo Lula está sendo um Juscelino Kubitschek, pois fez em cinco anos o que se faria em cinqüenta: abarrotou o Brasil de automóveis e deixou milhões de pessoas endividadas e, de joelho, adorando à deusa Indústria automobilística.
Até os jegues que compõem a cultura nordestina estão ameaçados de extinção, pois a moda é comprar motocicletas que, na prática, substituem cavalo, égua e os jumentos. (Será que Jesus toparia entrar em Jerusalém montado numa motocicleta?)
Como desvencilhar-se da automovelatria e resgatar a fé no Deus da vida? Idolatria é algo sedutor, mas é possível recriarmos uma outra forma de conviver em sociedade. Cito alguns caminhos necessários: a) Criar uma sociedade sustentável; b) Reduzir muito o consumo; c) Viver de forma simples e austera; d) Frear o progressismo econômico. Basta de “é preciso crescer...” A hora é de “é preciso preservar os bens naturais!”; e) Investir em transporte coletivo: metrô, trens, bicicleta etc; f) Fazer reforma agrária para devolver para o campo a imensa multidão que foi enxotada pelo êxodo rural; g) Reforma urbana e não apenas urbanização; h) Reforma tributária a partir dos pobres; i) Fortalecer a democracia direta e participativa; j) Dar voz aos movimentos sociais populares e às pessoas de boa vontade; l) Fazer uma revolução no sistema educacional, proporcionando educação de qualidade pública para todos; m) Fazer uma revolução no sistema de saúde, asfixiando os planos de saúde privados e transfigurando o anêmico SUS.
[1] Frei carmelita, mestre em Exegese Bíblica, professor de Teologia Bíblica, assessor de CPT, CEBs, CEBI e SAB; e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br – http://www.gilvander.org.br/ [2] Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
A LISTA DAS 13 MAIS NOVAS AVENIDAS DA CAPITAL MINEIRA:
1- ANEL TERRORVIÁRIO;
2-AVENIDA TÁ UMA ZONA;
3-AVENIDA PRESIDENTE ANTÔNIO CAOS;
4-BR 3... 8... XÍ, LÁ VAI MAIS UM...;
5-VIA ESTRESSA;
6-AVENIDA CRISTIANO TÔ ATRASADO;
7-AVENIDA PRESIDENTE CREDO EM CRUZ;
8-AVENIDA NOSSA SENHORA DO CRUZAMENTO FECHADO;
9-AVENIDA DO TRANSTORNO;
10- AVENIDA DOM PEDRO DÁ MEDO;
11-AVENIDA AFONSO ME DÁ PACIÊNCIA;
12-AVENIDA RAJA AGARRADA;
13-AVENIDA DÁ NÃO HOMEM DE MELO.
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