Carta do Diretor Geral do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo ao Governador Anastasia - Apoio às Comunidades Dandara-Camilo Torres e Irmã Dorothy



APOIO INTERNACIONAL às comunidades
Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy

“Ali, onde há homens e mulheres condenados a viver na miséria, os direitos humanos são violados. Unir-se para os fazer respeitar é um dever sagrado.” Joseph Wresinski

"França, Méry sur Oise, 23 de março de 2011
Ilmo. Sr. Antonio Anastasia
Governador do Estado de Minas Gerais
Brasil


Ilmo. Sr. Governador,
É a primeira vez que tenho a honra de lhe escrever. Por isso, permita que me apresente: me chamo Eugen Brand e represento o Movimento Internacional ATD (Ação de Todos pela Dignidade) Quarto Mundo, associação com status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU. Este Movimento luta pela erradicação da extrema pobreza e pelo respeito dos Direitos Humanos no mundo. Ele foi fundado em 1957 por Joseph Wresinki num assentamento nos arredores de Paris, onde viviam pessoas desalojadas de toda a França. Hoje, presente emtodos os continentes, buscamos que o pensamento e a voz dos mais pobres sejam tomados em conta para construir uma sociedade mais justa e solidária. Eles nos impulsam a criar, com eles, estratégias globais para acabar com a miséria.
Há doze anos que estamos em contato com habitantes e associações da cidade de Belo Horizonte através do Fórum Permanente sobre a Extrema Pobreza no Mundo. Este fórum é uma rede, animada pelo Movimento ATD Quarto Mundo, composta por milhares de pessoas, associações e autoridades engajadas, que desejam dialogar, construir um conhecimento juntas para assim se apoiarem na luta contra a extrema pobreza. Esta rede deseja que nossas sociedades sejam construídas a partir dos mais pobres e juntamente com eles.
Através de um dos membros desta rede, tomamos conhecimento da situação difícil e delicada sobre o despejo das famílias das comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy.
Desde a criação do Movimento ATD Quarto Mundo, nós temos sido - infelizmente - testemunhas de situações parecidas. São sempre momentos de insegurança, violência e dor para as pessoas desalojadas, sobretudo quando elas investiram muita energia e força para construir uma comunidade.
Mesmo que seja difícil, a continuidade do diálogo pode permitir que uma solução apropriada seja encontrada para todas as partes envolvidas e assim evitar uma tragédia social.
Em todo o Brasil nós ouvimos dizer que o Estado de Minas Gerais é uma referência para as questões sociais. Temos confiança que, como governador, o senhor tenha como prioridade o bem-estar de todos os cidadãos mineiros e que, juntamente com as 1.200 famílias destas comunidades, encontrará o caminho para proporcionar um futuro melhor a estas crianças e pais de família, respeitando a dignidade de cada um.
Eugen Brand, Diretor Geral do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo"

Comentários