DUAS FERAS SOLTAS NO MELÃO: MONTILLO E LEANDRO FERREIRA


Flávio Anselmo – 28/3/11


O Coelho entrou no gramado do Melão ganhando o clássico. Seu uniforme novo, lançado durante a semana, chamava mais a atenção dos desportistas. Bem mais bonito. No entanto o que se viu no primeiro tempo: um juiz apavorado a distribuir cartões amarelos à vontade, a falta de condições do gramado alto; um jogo ruim tecnicamente. Quase desliguei a tevê e fui dormir. O gol do América, aos 4m deu chega pra lá na insônia. Belo chute de Leandro Ferreira de fora da área. Leandro teve tempo e espaço pra fazer o que quisesse. Com certeza, se Henrique e Victorino estivessem em campo, não aconteceria o lance. Abriu-se uma avenida na entrada da área e convidou-se: faz o gol Leandro! E ele fez.

O jogo tornou-se chato: defesa contra ataque. Destaque de Pablo vindo por trás, com vontade. De Montillo, apesar de bem marcado. Mas o melhor era Roger, ocupando todo espaço. Só que apesar desse volume intenso, o Cruzeiro chutou pouco. Flávio quase não levou susto. Do outro lado, Fábio só assistia.

No segundo tempo, meus amigos, o caldeirão ferveu. Logo de cara, Roger cruzou da direita e o becão Léo marcou 2 a 1. Não deu nem tempo da Raposa piscar pro Raposo, diria o saudoso Jota Júnior, e Leandro Ferreira, de novo: 2 a 2.

Uns cruzeirenses do twitter reclamaram de Fábio. Que é isso, gente? Chute forte, de fora da área e no canto baixo do goleiro azul. Golaço de Leandro Ferreira. Ele seria o dono do jogo, caso Cuca não tivesse mexido. Fez entrar WP9 e Everton.

Adiantou Wallyson, apagado e fez dele, de novo, ponta-direita. Pra desgraça do lateral esquerdo americano, João Batista. Levou um baile. Veio de Wallyson, após driblar JB, o passe na medida pra Montillo cavalgar alegre. Azuis, 3 a 2. Classificados pra semifinal do Mineiro. De qualquer forma, Leandro Ferreira e Montillo foram as feras que desfilaram à solta no segundo tempo excelente do clássico em Varginha. Cidade do ET.

SELEÇÃO

Não foi grande a exibição da Seleção diante da Escócia. Valeu pela vitória: serviu de tampão às críticas que já pipocavam por duas derrotas seguidas. Dou razão alguma razão aos exigentes críticos do futebol tupiniquim, apaixonados, no momento, com os europeus do Barcelona. No entanto foi bom rever Lúcio como xerifão e capitão. Bem casado com Thiago Silva na zaga. A onipresença de Ramires: na frente quase anotando gols. Atrás da zaga, salvando gols adversários e corrigindo erros dos beques. O encaixe técnico de Lucas, volante. Ao lado de Elano. Marcador e apoiador. Têm mais europeus (?) de destaque. Ótimo, de novo, Daniel Alves. Na lateral esquerda, André Santos simples e sem erros. Foi dele o cruzamento do primeiro gol de Neymar. Este teve lampejos de sua genialidade. Nada, porém, na grandeza que a Paulicéia Desvairada trombeteia. Nos dois gols foi genial. O toque sutil no primeiro e a cobrança fulminante do pênalti no outro. Leandro Damião não foi além da esperança do centroavante matador que o time precisa. Jonas o substituiu. Apanhou da bola no lance inicial e perdeu gol feito no final. A entrada do menino Lucas, do São Paulo, salvou os minutos final. Que futuro tem este moço, hein?

CONTRASTE

Duas situações distintas: a torcida são-paulina encheu e bagunçou Guarulhos pra receber o novo reforço, Luiz Fabiano. A do Corinthians, ficou em casa, escondida e assustada, até a confirmação da contratação do Imperador Adriano. Luiz Fabiano vem pra fazer os gols do São Paulo. Nada que possa inibir Rogério Ceni. Atingiu a marca histórica de 100 gols. Quem diria! Thiago Heleno foi negociado com o Corinthians a pedido de Adilson Batista. Não vingou no Parque São Jorge. Os investidores dele, entrementes (arre égua!) o enfiaram goela abaixo no Palmeiras. Faz o estilo, também, de Felipão. Sábado, contra o Bragantino, fez dois gols – um deles de fora da área, uma porretada. O Verdão ganhou por 3 a 0.

O novo técnico da equipe do Botafogo, Caio Júnior, gostou do que viu no empate (0 a 0) entre seu time e o Boa Vista. Observou tudo das cabines de rádio no Engenhão. Não é que estivesse muito longe do gramado. É porque depois de quase um ano na Arábia, tudo no futebol brasileiro é mamão com açúcar. Caio Junior estréia mesmo na quarta-feira, contra o Paraná, pela Copa do Brasil. Paraná projetou Caio no cenário nacional. Como seu treinador, participou da classificação da equipe para a Libertadores, em 2006.

LUXEMBURGO

Mister Vanderlei Luxemburgo voltou a ficar de mal com a imprensa carioca e a torcida rubro-negra. No empate suado (3 a 3) com o Madureira – o terceiro tropeço seguido do Fla – a torcida voltou a gritar o nome de Adriano. E pediu Luxa fora da Gávea. Enquanto isso, o Imperador se ajeita pra conquistar a Fiel corintiana, com apoio de Ronaldo Fenômeno. A empresa de RF cuidará da imagem de Adriano. Terá que trabalhar dia-e-noite. Principalmente à noite.

RACISMO

Neymar experimentou durante o jogo da Seleção contra a Escócia um dos lamentáveis incidentes vividos por brasileiro na Europa. Cena de racismo. Uma banana foi atirada no gramado pela torcida da Escócia, para atingir Neymar, que estava deitado no gramado em atendimento médico. O volante Lucas Leiva, do Liverpool, retirou a fruta do gramado.Em uma semana dois brasileiros foram vítimas de racismo na Europa, vindo de torcedores rivais: Roberto Carlos, do Anzhi, da Rússia, e Marcelo, do Real Madrid. E muitos dizem – entre eles este filho de dona Geralda – que a Europa tem 3 mil anos de cultura. E não aprendeu nada ainda neste setor.

8ª RODADA

Depois da abertura da 8ª rodada do Mineiro, no meio da semana, com uma surpresa – o empate entre Galo x Uberaba ( l a l) – e outra igualdade entre Democrata Pantera e Caldense( 1 a 1), o fechamento voou alto. Em Teófilo Otoni, o América local teve que mostrar tudo que sabe pra derrotar o Guarani ( 2 a 1, de virada), e assumir a vice-liderança da competição. O Funorte surpreendeu o Tupi – candidato à uma vaga no G-4 – e o venceu em MOC ( l a 0), complicando sua caminhada. O Ipatinga na briga contra o descenso fez o Villa Nova correr bastante em Nova Lima. Abriu l a 0, levou o empate e marcou 2 a 1. Cedeu o empate apenas no finalzinho: 2 a 2. Resultado ruim para os dois.

CLUBE DOS 13

O Cruzeiro mantém sua briga contra o Clube dos 13. Perrela anunciou que apresentará o desligamento do clube neste início de semana. O Clube dos 13 alega que nenhum clube pode desligar-se ou assinar com outra emissora porque têm pedidos de empréstimos bancários feitos por meio da entidade. Zezé Perrela está preparado. Informou que arrumou empréstimo bancário em ajuda do Clube dos 13 e vai liquidar a antiga dívida. A Rede Globo não dá murro em ponta de faca.

Flávio Anselmo

Comentários