China comemorará 70º aniversário da Vitória da Guerra contra Agressão Japonesa

                                                         
A China divulgou terça-feira o plano em homenagem ao 70º aniversário da vitória da Guerra do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e ao fim da Segunda Guerra Mundial. 

Segundo a agenda, um grande desfile será realizado no dia três de setembro na Praça de Tian'anmen, com a participação do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, Xi Jinping.

"Lembrar a história, homenagear os mártires, apreciar a paz e criar o futuro" são o tema das comemorações deste ano, revelou o vice-ministro do Departamento de Propaganda do Comitê Central do Partido Comunista da China(CCPCCh), Wang Shiming.

"No meio de manhã do dia três de setembro, a Praça de Tian'anmen sediará um congresso em homenagem aos 70 anos da vitória da Guerra do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Segunda Guerra Mundial.

O secretário-geral da CCPCCh, Xi Jinping (foto), comparecerá ao evento e fará um discurso importante. Ele irá entregar também as medalhas aos veteranos, generais e familiares dos mortos da Guerra."

Em paralelo à realização das atividades na capital chinesa, o resto do país também testemunhará uma série de comemorações lembrando os dias marcantes da Guerra, como o dia sete de julho, 18 de setembro e três de dezembro.

A resistência do povo chinês à agressão japonesa começou em 1931, com o "Incidente de 18 de Setembro" conspirado pelos militares japoneses na região nordeste da China. O "Incidente da Ponte Lugou" em 1937 deu início a uma guerra antijaponesa total, que envolveu toda a nação chinesa. 

O vice-ministro adiantou que durante a Guerra Antifascista mundial, os conflitos resistentes à invasão japonesa pelo povo chinês foram os primeiros e os que tiveram a mais longa duração.

"A Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa durou 14 anos, enquanto a guerra na Europa durou mais de cinco anos e os conflitos no Pacífico duraram cerca de quatro anos. 

As estatísticas não completas mostram que mais de 35 milhões de militares e civis chineses morreram ou ficaram feridos nos conflitos. A perda econômica direta foi de um trilhão de dólares, e a indireta, de cinco trilhões de dólares, com base nos preços de 1937."

Apesar de a China já ter realizado 14 desfiles para comemorar o Dia Nacional, o desfile será o primeiro para comemorar a vitória da Guerra. De acordo com o vice-diretor do gabinete para a organização do desfile, Qu Rui, o desfile tem como objectivo mostrar a posição chinesa em seguir firmemente o caminho do desenvolvimento pacífico, de salvaguardar a paz mundial, de defender a soberania e os interesses nacionais de segurança e desenvolvimento.

"É o primeiro desfile em homenagem à vitória da Guerra Antifascista. É a primeira vez que organizamos as filas conforme as forças armadas participantes da Guerra, tais como o Exército da Oitava Rota, Quarto Novo Exército, Forças de Coalizão do Nordeste e Milícias do Sul. Convidamos também pela primeira vez os militares de outros países a participarem do evento." (Com a Rádio Internacional da China)

Comentários