Livro mostra a luta dos ferroviários da Sorocabana

                                                                                             

Obra de Antonio Pedroso Junior resgata a história da União dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, suas lutas, vitórias e derrotas

O Sábado Resistente de 27 de junho fará o resgate da história da União dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, suas lutas, reinvindicações, vitórias e derrotas. A atividade também contará com o lançamento do livro “Sorocabana, União e Luta”, escrito por Antonio Pedroso Junior – filho de um dos líderes ferroviários da entidade e da presidente da Associação das Donas de Casa de Bauru, Alzira dos Santos Pedroso.  

Criada em 1951, em pouco tempo a União acumulou forças e desencadeou lutas por melhores condições de trabalho e de vida para os ferroviários de uma das mais importantes linhas de trem do estado de São Paulo. 

Como resultado dessas lutas, os trabalhadores da Sorocabana foram um dos primeiros grupos a receber o 13º salário. Em 1964, após o golpe civil-militar, a União foi fechada, seus arquivos confiscados e suas lideranças presas. Em toda a linha da Sorocabana, mais de 150 ferroviários foram presos no primeiro instante do golpe. 

Destes, 43 foram demitidos por decretos do então governador Adhemar de Barros com base no Ato Institucional de 9 de Abril de 1964. Um dos demitidos foi Antonio Pedroso, acusado de ligação com o PCB - Partido Comunists Brasileiro.

O livro “Sorocabana, União e Luta” resgata as histórias de luta dessa entidade sindical dos ferroviários, a partir de documentos do Arquivo Histórico de São Paulo e de entrevistas realizadas pelo autor. A obra relata a história da União e traz a biografia resumida dos 43 ferroviários demitidos.

A atividade é gratuita e não é necessário se inscrever.

PROGRAMAÇÃO

14h – Boas vindas
Aureli Alcântara (Memorial da Resistência de São Paulo)
Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h15 – Debate
Antonio Fernandes dos Santos Neto (Presidente da CSB)
Antonio Pedroso Junior (Escritor)

16h - Lançamento do livro e tarde de autógrafos

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Comentários