Postos rurais lançarão sistema de consulta por Skype

                                                                               
Skype servirá de plataforma para consultas com tecnologia de telemedicina Foto: Reuters

Tecnologia de telemedicina promete garantir assistência de qualidade em áreas remotas. Previsão é que todos os postos rurais recebam cabos de internet nos próximos dois anos

A ministra russa da Saúde da Rússia, Veronika Skvortsova, anunciou que as comunidades remotas do país terão mais acesso a atendimento médico com a introdução consultas via Skype.

Em entrevista ao jornal “Rossiiskaya Gazeta”, Skvortsova confirmou que já estão sendo tomadas medidas para equipar todos os postos de saúde rurais com cabos de internet nos próximos dois anos.

“Dessa forma, poderemos usar algumas tecnologias de telemedicina através do Skype”, disse a ministra. “Médicos de plantão estarão em contato com as aldeias, oferecendo todo tipo de ajuda de emergência, ambulâncias aéreas e assim por diante.”

Segundo Skvortsova, existem 83.000 aldeias com população de menos de 100 pessoas em toda a Rússia, mas, devido à falta de pessoal qualificado, seria impossível construir um posto de saúde em cada uma dessas comunidades.

A telemedicina, o diagnóstico e tratamento de pacientes à distância são, portanto, “necessários para a prestação de cuidados de qualidade em áreas remotas”, defende a ministra da Saúde.

Dados divulgados pela empresa de pesquisa de mercado TNS mostram que 82 milhões de russos – mais de metade da população do país –- têm acesso à internet. A cobertura em cidades e aldeias remotas subiu para 51% no ano passado.

Publicado originalmente pelo jornal The Moscow Times . (Com a Gazeta Russa)

Comentários