Delegação do "Diário do Povo", de Pequim, recebida pela presidente brasileira Dilma Rousseff

                                                                             
                                                  
A presidente brasileira, Dilma Rousseff, recebeu na terça-feira (16, horário local), no Palácio do Planalto, a delegação do Diário do Povo, chefiada pelo seu presidente, Yang Zhenwu. No encontro, Dilma afirmou que os contatos estreitos entre líderes do Brasil e da China trouxeram uma grande força motriz à promoção das relações bilaterais, e que ela e o presidente chinês Xi Jinping chegaram a amplos consensos sobre o desenvolvimento das relações sino-brasileiras. A China e o Brasil têm interesses e sonhos comuns, frisou Dilma.

Dilma assinalou que ambos o Brasil e a China são grandes países em desenvolvimento, com grande população e complementaridade, e experiências semelhantes de desenvolvimento. Ela exprimiu que o Brasil dá boas-vindas aos investimentos das empresas chinesas no seu país.

A presidente apontou que a cooperação sino-brasileira é um exemplo da cooperação Sul-Sul e o Brasil presta alta atenção à colaboração com a China. As visitas dos líderes chineses ao Brasil impulsionaram as cooperações entre a China e o Brasil, e entre a China e toda a região da América Latina e Caribe, acrescentou ela. 

Dilma enfatizou o importante papel da China na promoção do melhoramento das infraestruturas dos países latino-americanos, incluindo o Brasil, dizendo que a Ferrovia Transoceânica será um projeto importante que beneficiará os países latino-americanos. Dilma esperou ainda reforçar a cooperação com a China em mais setores.

De acordo com Dilma, a China é um país antiga com uma civilização de mais de cinco mil anos e as experiência do seu desenvolvimento são exemplos para outros países. Ela própria tem grande interesse pela cultura chinesa e considera que o chinês será uma língua internacional no futuro e a China terá uma influência cada vez maior.

Por sua vez, Yang Zhenwu agradeceu a presidente Dilma por receber a delegação e conceder uma entrevista exclusiva ao Diário do Povo. Yang Zhenwu assinalou que o Diário do Povo quer fazer esforços para promover a concretização dos consensos fechados pelos líderes dos dois países e consolidar a base da opinião pública da cooperação sino-brasileira.(Com o diariodopovoonline)

Comentários