Violência policial contra ocupação urbana em BH, denuncia o "Brasil de Fato"

                                                                     
  Tropa de Choque avança sobre moradores em despejo em BH | Foto: BdF MG

Segundo os movimentos populares que acompanham o caso, pelo menos 100 pessoas ficaram feridas e uma criança está hospitalizada

Após o anúncio do despejo das três ocupações urbanas da área do Izidoro, em Belo Horizonte, moradores realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (19). O protesto, que começou às 8h, seguia em marcha pela linha verde, quando a Polícia Militar iniciou uma ofensiva, disparando balas de borracha indiscriminadamente, apontam moradores.
 
 “Em menos de 15 minutos um helicóptero da polícia começou a atirar balas de borracha, em crianças e idosos, sem nenhum critério”, conta Isabella Miranda, das Brigadas Populares. Ela estima que 100 pessoas sofreram ferimentos e uma criança esteja hospitalizada com risco de morte.

A polícia não divulgou o número de presos, mas manifestantes denunciam que cerca de 30 pessoas estão detidas, entre eles Rafael Bittencourt, das Brigadas Populares, e Poliana, do Movimento de Luta em Bairros e Favelas (MLB).

Às 14h, na Rua da Bahia, número 2.115, acontece uma reunião entre Polícia Militar e Ministério Público, em que as ocupações esperam ser feito o pronunciamento oficial do despejo. Segundo Isabella, o movimento busca uma abertura para negociação de propostas para a realocação das famílias.

O governo estadual não se pronunciou até o fechamento desta matéria. (Com o Brasil de Fato)

Comentários