Qual é o futuro da cinematografia chinesa?

                                                                           

BEIJING - Um alto funcionário no setor de filme chinês advertiu recentemente que apesar de um bom desenvolvimento da indústria cinematográfica na China, é possível as produções domésticas sejam oprimidas por filmes estrangeiros na bilheteria.

A China vai se tornar o maior mercado de filme do mundo em três anos, em termos da receita de bilheteria, disse Zhou Baolin, responsável do departamento da indústria cinematográfica da Administração Estatal da Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão, em um seminário sobre o filme, inaugurado na quinta-feira passada (11), em Changsha, centro da China.

No entanto, ele indicou vários problemas no desenvolvimento da indústria cinematográfica chinesa, incluindo a falta da competitividade dos filmes chineses na bilheteria e a taxa baixa da assistência nos cinemas do público chinês.

“Uma área a que devemos prestar atenção é o desempenho tépido dos filmes domésticos em meio a afluxo dos filmes de Hollywood, se a China quiser explorar mais potencialidade do mercado”, afirmou Zhou.

De acordo com os dados estatísticos, nos primeiros cinco meses deste ano, o número da exibição de filmes estrangeiros nos cinemas chineses superou, pela primeira vez, o dos filmes domésticos.

“Para manter a confiança no futuro da indústria, precisamos de apoiar o desenvolvimento dos filmes domésticos”, afirmou Zhou.

“Os norte-americanos frequentaram os cinemas 4 vezes em média no ano passado, ante 4,2 vezes dos sul-coreanos, enquanto esse número na China foi de 0,6”, disse Zhang.

A indústria cinematográfica da China registrou uma época de desenvolvimento rápido na base das reformas em 1993 e em 2002, com medidas de reforçar o controle do governo na distribuição dos filmes, dar cadeias de cinema a liberdade de fixar o preço, e tornar as agências de produção cinematográfica em organizações com maior dimensão e mais eficiência.

A renda média da bilheteria da China tem mantido um crescimento de 35% nos últimos anos. No ano passado, os filmes geraram uma receita de cerca de 30 bilhões de yuans (USD$4,8 bilhões), 32 vezes maior do que a de 2002.

No processo do reforço da indústria cinematográfica, sete ministérios elaboraram uma guia de orientação em 2014, garantindo mais apoio financeiro e mais políticas preferenciais. (Com o diáriodopovoonline)

Comentários