Feira do Livro cubano apresenta mostra de cinema do Canadá


                                                
O Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (Icaic) apresenta a partir de hoje uma mostra fílmica dedicada ao Canadá, país convidado de honra da 26 Feira Internacional do Livro (FIL).

Mais de 30 autores e 18 editoras do país norte-americano participam do atual evento realizado entre 9 e 19 de fevereiro, em Havana.

Deste modo, Cuba comemora o 150 aniversário da fundação da Confederação Canadense.

Para contribuir à celebração da cultura dessa nação, o Icaic projetará uma mostra de cinema do Canadá na sala um do Multicine Infanta, de 15 a 19 de fevereiro, e entre os títulos a exibir se encontram˜Wolves' (2015), ˜La pasion d'Augustine' (2015), Corbo' (2014) e ˜Mommy' (2014).

A proposta inclui obras de teor infantil como ˜Molly in Springtime' (2009) e ˜Rose e Violet' (2011).

Dos autores canadenses que viajaram a Havana para participar da FIL, se destacam a escritora mais relevante atualmente no país, Margaret Atwood, autora de mais de 40 livros de ficção, poesia e ensaio, professora e ativista política com vários prêmios internacionais.

Atwood apresentou uma antologia de 23 contos canadenses chamada ˜Desde el invierno', em cujas páginas aparecem relatos de Mavis Gallant, Alice Munro, Rudy Weibe, Carol Shields, Graeme Gibson e ela mesma, entre vários autores.

A fortaleza de San Carlos da Cabaña, sede principal do evento literário em Havana, dispõe de um pavilhão dedicado ao país convidado de honra no qual se pode apreciar uma exposição da diversidade cultural do Canadá.

(Com Prensa Latina)

Comentários