República Popular Democrática da Coreia afirma ter testado com sucesso míssil balístico de médio alcance


                                                                

A República Popular Democrática da Coreia afirmou, na segunda-feira, ter concluído com sucesso um teste de disparo de um míssil terra-terra balístico de médio porte, categoria Pukguksong-2.

O líder Kim Jong-Un teria supervisionado as operações, de acordo com a agência noticiosa local KCNA.

Os órgãos de comunicação social estatais da RPDC, apelidaram o Pukguksong-2 como um “novo modelo de arma estratégica de estilo coreano”, tendo esta sido desenvolvida mediante instruções do líder Kim Jong-un, na base do sucesso obtido no teste de lançamento de mísseis balísticos via submarino em agosto passado.

Kim teria alegadamente recebido o relatório do desenvolvimento do seu míssil balístico terra-terra, agendado a data do teste de lançamento e coordenado pessoalmente os preparativos no local.

O teste veio provar a confiabilidade e a segurança do sistema de lançamento, propriedades do motor de combustível de alta potência e do sistema de controlo e direção do míssil, segundo  a KCNA.

O lançamento dissipou também dúvidas em torno do controle de posicionamento e direção na secção central após a separação da secção frontal melhorada do míssil, que pode ser complementada com uma ogiva nuclear e com funcionalidades de evasão, acrescentou a agência.

A imprensa estatal fez notar que o teste foi realizado tendo em conta a segurança dos países vizinhos.
Kim mostrou-se satisfeito com o teste, assinalando que o novo sistema de mísseis balísticos “providencia uma maior conveniência de operação e assegura uma maior velocidade de assalto”.
                                                                          
Kim Jong-un demonstrou satisfação pelo facto do caminhão de lançamento e o míssil terem sido desenhados e produzidos com base em esforços e tecnologia autóctones.

O míssil percorreu uma distância de cerca de 500km rumo ao mar, a este, no domingo de manhã, segundo as autoridades sul coreanas.

O presumível míssil balístico de médio alcance, classe ‘Musudan’, foi lançado pelas 7:55, hora local, próximo de Banghyeon, na província do noroeste Pyongan.

Pyongyang já testara mísseis Musudan na mesma localização, onde está localizado um aeródromo, em outubro do ano passado.

Este terá sido o primeiro teste de lançamento de um míssil balístico em 2017 e também o primeiro desde que o presidente norte-americano Donald Trump tomou posse a 20 de janeiro.

(Com o Diário do Povo)

Comentários