Saladas, boa opção para emagrecer e se manter saudável

                                                                            
Na mesa dos chineses, os pratos quentes e frios são indispensáveis. Especialmente, no verão, os pratos frios com sabor refrescante e leve ajudam bastante a abrir o apetite. Porém, os pratos frios da China são diferentes das saladas dos países ocidentais. Os chineses costumam adicionar o óleo de gergelim, molho de soja, vinagre, óleo de pimenta para temperar a comida. 

Fungo, espinafre, tofu, tomate, quiabo, couve chinesa e pepino são muitos usados como ingredientes nos pratos frios chineses, junto com o alho, alho-poró, coentro, amendoim picado e gergelim, como acompanhamentos.

As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores contrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o ingrediente principal do tempero, sal de cozinha, que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado.

Existem diversos tipos diferentes de saladas. As saladas à base de vegetais crus, normalmente com folhas verdes, por exemplo, de alface, agrião, chicória, ou outras e tomate, rabanetes, pepino, podendo levar ainda nozes ou outras frutas secas e temperadas com um molho não cozinhado à base de azeite e vinagre ou sumo de limão. 

As saladas à base de massas alimentícias ou misturadas com outros vegetais crus, por vezes com pequenos pedaços de carne (principalmente fiambre) ou peixe e temperadas com um molho de maionese. Saladas de frutas são feitas de frutas, e incluem o coquetel de frutas que podem ser feitos a partir de frutas frescas ou em conserva.

Nas diferentes culturas, as saladas são consumidas de formas diferentes. Na França e nos restaurantes dos Estados Unidos, a salada é servida antes do prato principal, como uma espécie de aperitivo. Em Portugal, a salada de alface é servida como um acompanhamento do prato principal, enquanto que o primeiro prato é muitas vezes a sopa.

Saladas com frutas são boas opções para as épocas mais quentes do ano, fresquinhas e saborosas para que o corpo recupere vitaminas e hidratação. A salada de manga é doce e saborosa, sendo muito adequada consumir no verão.

Mesmo se você não gosta de tofu, você deve experimentar a salada de tofu com cominho, abacate e tomate. Os queijos de soja combinados com a riqueza nutritiva do abacate transformam essa salada em muita energia para o seu dia. É excelente para comer até mesmo no café da manhã.

Uma simples salada de couve-flor ganha ainda mais vida ao ser incrementada com um belo lombo de salmão grelhado. Sem segredo algum, essa salada é fácil de fazer e pode até mesmo substituir seu jantar tradicional.

( Com a Rádio Internacional da China)

Comentários