Exterior, na TV Brasil


O documentário Exterior, de Matias Mariani e Maíra Bühler, é o representante brasileiro do DOCTV/CPLP que a TV Brasil exibe na sexta (17), às 22h. De uma forma lírica, os cineastas mostram o cotidiano de estrangeiros presos em uma penitenciária de São Paulo.
Entre os detentos há um líbio que descobre durante uma viagem de férias que sua mulher está com câncer; um sul-africano que narra sua participação na guerra de Angola; um bibliotecário espanhol que conta suas desventuras amorosas; e uma tcheca que gosta de desenhar em quadros-negros. Esses são fragmentos de histórias reunidas em Exterior. Um filme sobre a vida de pessoas diferentes que têm em comum o fato de serem estrangeiras e estarem presas longe de casa.
Após
 um
 detalhado
 trabalho
 de
 pesquisa
 realizado
 durante
 dois
 meses
 com
 dezenas
 de
 internos
 da
Penitenciária
 Cabo 
P.
M.
 Marcelo 
Pires
 da
 Silva 
e
 da 
Penitenciária 
Feminina 
da 
Capital,
os 
diretores
 mergulham
 no
 mundo
 interior
 da
 instituição,
 com toda
 a
 sua
 diversidade 
cultural e humana. E, ao longo de 18 dias de filmagem, entrevistam diferentes pessoas, construindo um retrato do lugar que, na rigidez do ambiente prisional, se contrapõe ao universo pessoal de cada um dos personagens.
Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: Brasil. Direção: 

Matias
 Mariani
 e
 Maíra
 Bühler
. Co‐produção: 
Matias
 Mariani/
Primo 
Filmes/
Comunidade 
dos 
Países 
de Língua
 Portuguesa
–
CPLP
.
O DOCTV CPLP é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. A série leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que serão veiculados simultaneamente na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV CPLP. A iniciativa integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede, que são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau.

Horário: Sextas, às 22h

Comentários