Contra a Frota da Liberdade


Conhecido escritor sueco Henning Mankell, autor de romances policiais, estava a bordo de um dos navios da Frota da liberdade que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.Os seis navios da Frota foram atacados por forças do Exército israelense de Gaza. A bordo estavam 600 cidadãos , principalmente turcos, ativistas de direitos humanos e 10.000 toneladas de carga humanitária.
De acordo com relatórios da imprensa árabe, o ataque causou pelo menos 15 mortes e 30 feridos, entre eles o líder do movimento islâmico de Israel, Sheikh Salah Raed e o chefe da missão humanitária libanês, Hani Suleiman.Os militares israelenses confirmaram a morte de 10 membros da tripulação da frota internacional.
Além de cidadãos turcos , viajavam também representantes de Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Grécia, Canadá, Malásia, Sérvia, Bélgica, Irlanda, Noruega, Suécia, Alemanha e de outros países.
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia chamou a atenção da comunidade internacional para o fato de o incidente agravar as tensões na região e no mundo.(Com a Ria-Nóvosti, a Voz da Rússia e a Prensa Latina)

Comentários