Terças e Quintas da Viola






Projeto TERÇA EM CANTORIA
25 de maio – Terça-feira – TUZA ARAÚJO e BANDA H2A

Projeto QUINTAS DA VIOLA
27 de maio – Quinta-feira – TRIO TREM DE MINAS

Jequitibar - Av. Assis Chateaubriand, 577 - Floresta
Sempre às 20 horas - Ingresso: R$10,00



TUZA ARAÚJO & Banda H2A

Em agosto de 2003, TUZA ARAÚJO & Banda H2A se apresentaram na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. O espaço foi pequeno. O público que não conseguiu entrar foi maior do que a capacidade do teatro. Depois deste grande sucesso, atendendo a muitos pedidos dos que não puderam participar do show, o grupo se apresentou em vários espaços culturais de Minas Gerais.
O engenheiro, cantor e violonista TUZA, nasceu em Bocaiúva. É primo de Henfil, com quem fez muitas estripulias e participou de muitas serestas na sua cidade natal, que é também a terra do ex-Ministro Patrus Ananias. A história de TUZA com a música, começou quando ele tinha 5 ou 6 anos e acompanhava o seu pai, violonista e seresteiro, nas serestas de Bocaiúva. Logo depois ganhou uma gaita de presente de Natal, e aprendeu a tocar a primeira música: Noite Feliz. Vocacionado para a música e muito criativo, aos 12 anos TUZA montou e começou a tocar, com muito sucesso na sua cidade, um "Piano de Garrafas". A fama adquirida com o excêntrico instrumento o levou a ser cantor no Coral do Seminário São Norberto, em Montes Claros. O violão surgiu na sua vida aos 16 anos, quando ele foi acompanhar um amigo a uma aula de violão. Pediu ao amigo que o ensinasse e... nunca mais parou de tocar.
TUZA é engenheiro agrimensor, professor universitário e reside há muitos anos em Belo Horizonte, onde já trabalhou na Metrobel, Transmetro, DER, Urbel e Prefeitura de BH. É conhecido por cantar em muitos casamentos (Igreja de Lourdes, Pampulha e Igreja Matriz de Bocaiúva) e pelas muitas serestas em Bocaiúva, Montes Claros, São Paulo e Belo Horizonte.
Apesar de se dedicar à música há tantos anos, só em 2002 TUZA tirou a sua Carteira Profissional da Ordem dos Músicos do Brasil. Das muitas apresentações, o cantador se lembra, com muito orgulho, de quatro: o centenário do seresteiro João Chaves; os 80 anos de sua tia Maria, a famosa destinatária das cartas do filho Henfil; a festa de aniversário do projeto CANTA GUTIERREZ, onde foi muito aplaudido por mais de 1.000 pessoas; e o show no Palácio das Artes.
Neste show no Terça em Cantoria, TUZA estará acompanhado por dois grandes músicos: HUMBERTO (tecladista e engenheiro) e REINALDO (guitarrista e médico cardiologista), que formam com ele a Banda H2A. Eles farão uma verdadeira viagem musical, "Viagem ao Mundo do Som", interpretando canções românticas do Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Inglaterra.

Comentários