Costa Rica fechará todos os zoológicos e libertará os animais

          Com uma biodiversidade privilegiada, país já havia proibido a caça esportiva

País da América Central não se cansa de dar bons exemplos. Além dos cuidados que tem com sua natureza e da referência que se tornou em relação a fontes alternativas de energia, agora se apresenta como pioneiro na extinção de algo que talvez nunca devesse ter existido. Saiba mais sobre o fechamento dos zoológicos determinado pelo governo:

Segundo reportagem do Correio do Brasil, o governo costa-riquenho anunciou sábado que será o primeiro país do mundo a fechar todos os zoológicos e libertar os animais cativos.

A Costa Rica possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas no mundo. Apesar da decisão do governo, amparada no Legislativo, os contratos com os parques e zoológicos têm, ainda, mais uma década de funcionamento garantido na Justiça. Após este período, segundo autoridades do país, o fechamento das instalações será imediato.

                                                              

O movimento conservacionista Treehugger, em sua página na internet, informa que a nação, que recentemente proibiu também a caça esportiva, buscará durante a próxima década, em diferentes lugares do mundo, o habitat mais natural possível para os animais que ainda estiverem em cativeiro. A motivação principal para o ato humanitário é "transmitir ao mundo que o país respeita e cuida dos animais selvagens".

O ministro costa-riquenho do Meio Ambiente, René Castro afirmou que a Costa Rica está conseguindo "desmontar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural".

- Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los - afirmou Castro.

A iniciativa também dedicará atenção especial a "todos os tipos de animais que estejam em cativeiro e que não tenham condições de sobreviver, sozinhos, em um ambiente natural". Nesses casos, os animais serão atendidos em instalações próprias para resgate e refúgio da vida silvestre.

Comentários