Museu de Arte Antiga lança campanha inédita para comprar quadro


                                                               
              "Adoração dos Magos", de Domingos António Sequeira, ambição de Museu

O Museu Nacional de Arte Antiga lançou  terça-feira, em Lisboa, uma campanha pública inédita de angariação de fundos para a aquisição da tela "A Adoração dos Magos" do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837).

A obra foi  apresentada publicamente no museu, na Rua das Janelas Verdes, pelo diretor do Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimentel,  visamdo reunir 600 mil euros para comprar a tela ao proprietário privado.

O diretor do museu disse que até 30 de abril qualquer cidadão pode contribuir para a aquisição da tela considerada "uma obra- prima visionária, que evidencia a capacidade de Domingos Sequeira de fazer a síntese entre o Clássico e o Romântico".

Pimentel indicou que "A Adoração dos Magos", pintada em 1828, já tinha sido mostrada ao público no museu, em Lisboa, e "faz parte dos grandes livros da História da Arte portuguesa".

A tela de grandes dimensões integra a série Palmela - com quatro pinturas religiosas - e o museu possui na sua coleção os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, exceto os óleos.

"A ideia de lançar esta campanha já era antiga, e agora, que surgiu a oportunidade de adquirir o quadro, resolvemos avançar para mobilizar o público no sentido de adquirir um bem comum: a arte e o património, que ficam guardados para as novas gerações. Se todos os portugueses contribuíssem com apenas seis cêntimos já seria possível", disse.

De acordo com António Pimentel, mesmo antes do lançamento oficial já foram feitos vários donativos, o primeiro deles proveniente dos Estados Unidos, de um anónimo ligado às artes, que entregou mil euros. (Com o Jornal de Notícias)

Comentários