Lançado em Xangai livro “Fidel Castro: Guerrilheiro do Tempo”



O livro sobre Fidel, em edição em espanhol


O lançamento deste texto editado em mandarim faz parte das atividades dessenvolvidas durante este ano pela embaixada de Cuba para comemorar o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países

O livro “Fidel Castro: Guerrilheiro do Tempo”, com prólogo do próprio líder da Revolução Cubana, foi lançado em 15 de outubro, em Xangai, segunda cidade da China, por sua autora, Katiuska Blanco.

O lançamento deste texto editado em mandarim, que já foi apresentado na capital chinesa e em breve também na província de Guangzhou, faz parte das atividades programadas durante este ano pela embaixada de Cuba aqui, a fim de comemorar o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Publicado pela editora do jornal Diário do Povo, subordinada a esse jornal, o livro é uma recopilação de conversações entre o estadista e líder da Revolução Cubana e sua autora.

Esta obra reúne recordações familiares e pessoais e reflexões de Fidel desde sua infância até o triunfo revolucionário em janeiro de 1959 com uma estrutura de perguntas e respostas.

Durante a apresentação da versão em mandarim, a jornalista e escritora cubana lembrou sua primeira reunião com Fidel em 1993 e conversas posteriores em diferentes ocasiões.

Traduzido por Song Xiaoping e Xu Shicheng, pesquisadores do Instituto da América Latina da Academia das Ciências Sociais da China, o texto conta com umas 170 fotografias.

O prólogo de Fidel Castro, escrito para a edição em mandarim, faz um reconto de sua relação com esta milenar nação, dos intercâmbios entre as duas nações e expressa a admiração do povo cubano pelo chinês.

A cultura é uma ponte para a amizade, o respeito e a admiração entre povos irmãos. Foi em nosso caso prelúdio de uma história em que a admiração e o sentimento fraternal prevaleceram, perduraram e se intensificam atualmente, expressou Fidel Castro em sua carta.

O comandante-em-chefe da Revolução Cubana lembrou como se estruturou a história entre Cuba e a China desde as guerras de independência na Ilha, onde participaram heroicamente muitos chineses.

A edição em espanhol do livro foi publicada em Cuba em 2012 e foi muito bem acolhida em inúmeros países. (PL)

Comentários