Moscou recebe 8º Festival de Cinema Brasileiro


Filme estrelado por Regina Casé venceu o prêmio do público de melhor filme no Festival de Berlim 
“Que Horas Ela Volta?” abre nesta terça-feira (27) seleção de 12 filmes em cartaz no evento.

O filme de Anna Muylaert  “Que Horas Ela Volta?”, selecionado para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2016, abre nesta terça-feira (27) a 8ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Moscou, na Sala 35mm. O evento apresentará 12 longas brasileiros até 2 de novembro.

Camila Márdila, que dividiu com Regina Casé este ano o prêmio de melhor atuação feminina no Festival de Sundance pelas participações em “Que Horas Ela Volta?”, é uma das presenças garantidas na abertura do festival em Moscou.

Outro ator confirmado é Milhem Cortaz, o protagonista de “O Lobo Atrás da Porta”, que retrata uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes por trás do desaparecimento de uma criança.

Entre as obras do evento estarão ainda o documentário “Amazônia Eterna”, “Brincante”, “Love Film Festival”, “A História da Eternidade”, “Getúlio”, “O Último Cine Drive-In”, “Não Pare na Pista”, “Permanência”, “Trinta”, “O Menino no Espelho” e o “O Outro Lado do Paraíso”.

O último da lista, dirigido por André Ristum, também acaba de ganhar o prêmio de Melhor Filme no Festival Latino Americano de Trieste, na Itália, “pela recuperação da memória do Brasil dos anos 60, por um olhar humanista”, justificou o júri. O longa, com estreia em março de 2016, conta a história de uma família que vê seus sonhos destruídos pelo golpe militar de 1964.

“O cinema ajuda a fazer com que o russo se interesse mais pelo Brasil, por nossa cultura”, diz Igor Germano, diplomata responsável pela área cultural da Embaixada do Brasil em Moscou, que organiza o evento em parceria com a Linhas Produções Culturais.

“A diversidade de roteiros, paisagens e personagens contribui para aguçar ainda mais o interesse pelo Brasil”, acrescenta Germano. Com os filmes da edição atual, já serão 98 longas exibidos desde 2008, quando o evento foi realizado pela primeira vez na capital russa. (Com a Gazeta Russa)

Comentários