Lucas Mendes conquista mais antigo prêmio de jornalismo internacional




Cláudia Souza*

Lucas Mendes conquista o Maria Moors Cabot 2015, mais antigo prêmio de jornalismo internacional, lançado pela Universidade de Columbia(EUA) em 1938. A premiação homenageia jornalistas que se destacam na cobertura sobre a América Latina e o Caribe.

A festa de entrega dos prêmios será realizada na noite desta quarta-feira, dia 14, no campus da universidade em Nova York(EUA).

Além do jornalista brasileiro, conquistaram o Mooors Cabot 2015 de “Reportagens sobre as Américas” Raúl Peñaranda, do jornal “Página Siete”, Bolívia; Simon Romero, do “The New York Times”, Estados Unidos; Mark Stevenson, da Associated Press, Estados Unidos; e Ernesto Londoño, do “The New York Times”, Estados Unidos, este último na categoria menção especial. Os vencedores receberão medalhas de ouro e US$ 5 mil.

O prêmio reconhece o trabalho de jornalistas que promovem a integração das Américas através de suas reportagens.  A Universidade de Columbia declarou que Lucas Mendes, editor-executivo e mediador do programa de TV “Manhattan Connection” há 22 anos, “é um pioneiro do jornalismo internacional brasileiro e que, desde o fim dos anos 60, contribui também para o entendimento entre Brasil e Estados Unidos.”

*Fonte: Universidade de Columbia (Com a ABI)


Comentários