segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Física quântica leva estudante de BH à semifinal de concurso internacional

                                                                  
                          


 Diogo Afonso Leitão, de 14 anos, em vídeo semifinalista de competição internacional de ciências (Foto: Reprodução/YouTube/Diogo Afonso Leitão)


“Ela é fascinante. Incrível. Ela muda a maneira de enxergar o mundo”, disse Diogo Afonso Leitão, de 14 anos, ao falar sobre a sua paixão, a física quântica. O estudante, aficionado por ciências desde os seis anos, é o único brasileiro a chegar à semifinal do Breakthrough Junior Challenge, competição internacional que reuniu mais de dois mil vídeos sobre ciência e matemática neste ano. A iniciativa é bancada por recursos disponibilizados pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg (Silicon Valley Community Foundation), e pela Milner Global Foundation.

Destinada a estudantes de 13 a 18 anos, a disputa oferece uma bolsa de estudos no valor de US$ 250 mil e um laboratório de US$ 100 mil para a escola do vencedor. O vídeo de Diogo “Quantum Physics: The Nature of Matter” já está entre os 30 melhores. Para chegar até a final, ele deverá ser o mais curtido, compartilhado ou marcado na página oficial do evento no Facebook. O resultado será divulgado em dezembro.

Diogo fala sobre ciências pela internet desde os onze anos. “Eu comecei a fazer canais no youtube sobre jogos. Mas depois eu quis falar sobre ciências, assunto que eu acho incrível. Daí veio o Portal da Ciência, que já tem mais de 15 mil inscritos e 370 mil visualizações”, contou. Ele faz sozinho o roteiro, a edição e a narração dos vídeos.

O estudante, morador de Belo Horizonte, já falou sobre neutrinos, Bóson de Higgs, buraco negro e teoria da relatividade em seu canal. No vídeo que está na competição internacional ele usa o boliche e copos de suco para falar de dualidade onda-partícula e blocos de construção da matéria.
“As pessoas não deveriam ter medo da física quântica. É um mundo em que nós somos feitos de probabilidade”, disse Diogo.

A narração no vídeo foi feita em inglês, idioma que o adolescente aprendeu a falar sozinho. “Ele sempre foi assim, dedicado, esforçado, inteligente. Ele é mesmo autodidata. Aos seis anos ele ganhou do pai um livro sobre o cosmos e nunca mais parou de estudar sobre o assunto”, contou Aline Afonso, mãe de Diogo, que deixou Araxá, no Alto Paranaíba, para acompanhar os estudos dos dois filhos em Belo Horizonte.

Se vencer o desafio, Diogo quer estudar no exterior. “Vai ser física quântica, né? (risos)”. Isso tudo é uma surpresa para mim. Não sabia que isso poderia estar acontecendo comigo”, disse o estudante.  Mas é como o próprio Diogo diz em seu vídeo, “é simplesmente maravilhoso perceber que coisas assim são possíveis”.

Nenhum comentário :