Declaração do Governo Revolucionário cubano

                                                                       Agência Brasil

"O Governo Revolucionário da República de Cuba rechaça energicamente o golpe de Estado parlamentar-judicial que foi consumado contra a presidenta Dilma Rousseff

O Governo Revolucionário da República de Cuba rechaça energicamente o golpe de Estado parlamentar-judicial que foi consumado contra a presidenta Dilma Rousseff.

O afastamento da presidenta do governo, sem que fosse apresentada evidência nenhuma de delitos de corrupção nem crime de responsabilidade, e com ela do Partido dos Trabalhadores (PT) e outras forças políticas de esquerda aliadas, constitui um ato de desacato à vontade soberana do povo que a elegeu.

Durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ganhou impulso um modelo econômico-social que permitiu ao Brasil dar um pulo em seu crescimento produtivo, com inclusão social, a defesa de seus recursos naturais, a geração de emprego, o combate à pobreza, a saída da miséria de mais de 35 milhões de brasileiros, que viviam em condições desumanas e a elevação da receita de outros 40 milhões, ampliação das oportunidades na educação e a saúde do povo, incluídos setores até então marginalizados.

Neste período, Brasil foi um ativo impulsor da integração latino-americana e caribenha. A derrota do Acordo de Livre Comércio para as Américas (ALCA), a convocatória à Cúpula da América Latina e o Caribe sobre a Integração e Desenvolvimento (CALC) que levou à posterior criação da Celac e a constituição de Unasul, são acontecimentos transcendentais na história mais recente da região, que demonstram o destaque desse país.

Igualmente, sua projeção focalizada nas nações do Terceiro Mundo, especialmente da África; sua ativa liderança no grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul) e seu desempenho no âmbito da Organização das Nações Unidas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Organização Mundial do Comércio, entre outras, constituem um reconhecimento à sua liderança internacional.

Merece elogio, também, a trajetória brasileira sob os governos do PT, em temas cruciais da situação internacional em defesa da paz, o desenvolvimento, o meio ambiente e os programas contra a fome.

São amplamente conhecidos os esforços de Lula e Dilma por reformar o sistema político e ordenar o financiamento dos partidos e suas campanhas, bem como no apoio às investigações que foram abertas contra a corrupção e à independência das instituições responsáveis por elas.

As forcas que agora detêm o poder anunciaram medidas privativas em relação às reservas petrolíferas nas águas profundas e cortes nos programas sociais. Igualmente, enunciam uma política exterior que privilegia as relações com os grandes centros de poder internacionais. Não poucos daqueles que julgam a presidenta estão sob investigação por atos de corrupção.

O acontecido no Brasil é mais uma expressão da ofensiva do imperialismo e a oligarquia contra os governos revolucionários e progressistas da América Latina e o Caribe, que ameaça a paz e a estabilidade das nações, na contramão do espírito e a letra da Proclamação da América Latina e o Caribe como Zona de Paz, assinada na 2ª Cúpula da Celac, em janeiro de 2014, em Havana, pelos Chefes de Estado e de Governo da região.        

Cuba ratifica sua solidariedade com a presidenta Dilma e o companheiro Lula, com o Partido dos Trabalhadores e expressa sua confiança em que o povo brasileiro defenderá as conquistas sociais conseguidas e se oporá com determinação às políticas neoliberais que lhe tentem impor e ao despojo dos seus recursos naturais.

Havana, 31 de agosto de 2016."

Comentários