Morre o jornalista e escritor Geneton Moraes Neto

                                                                       

Morreu, aos 60 anos, o jornalista e escritor Geneton Moraes Neto, no fim da tarde da última segunda-feira (22/8) no Rio de Janeiro (RJ), vítima de um aneurisma dissecante na aorta. Ele estava internado desde maio na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul da cidade.

De acordo com o G1, o jornalista deixa sua esposa, Elizabeth, três filhos, Joana, Clara e Daniel, e quatro netos, Beatriz, Dora, João Philippe e Francisco. O velório começou às 8h desta quarta-feira (23/8) e vai até às 13h, na capela 6 do Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do RJ.

Geneton acumulava mais de 40 anos no jornalismo. Começou a carreira no Diário de Pernambuco e na sucursal Nordeste d'O Estado de S. Paulo. Depois de uma temporada em Paris, onde estudou cinema na Universidade Sorbonne, atuou como repórter da Rede Globo Nordeste e Rio.

Também  trabalhou como executivo do "Jornal da Globo" e do "Jornal Nacional", correspondente da GloboNews e do jornal O Globo em Londres, além de repórter e editor-chefe no "Fantástico". Atualmente, comandava o programa "Dossiê", na GloboNews, onde estava desde 2006.

Ele também publicou oito livros de reportagens e entrevistas, como "Dossiê História: um repórter encontra personagens e testemunhas de grandes tragédias da história mundial”. E produziu documentários, como “Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças”, compilado de entrevistas que gravou em 20 anos com o jornalista Joel Silveira.

O jornalista ficou conhecido por entrevistar personalidades importantes, como presidentes da República, astronautas que pisaram na Lua, os prêmios Nobel Desmond Tutu e Jimmy Carter, os militares que dispararam as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, a mais jovem passageira do Titanic e o assassino de Martin Luther King.



(Com o Portal Imprensa)

Comentários