Doença cardíaca se torna epidemia na China

                                                               
      A China está enfrentando uma epidemia de doença cardiovascular (CVD, na sigla em inglês), como ataque cardíaco e apoplexia, principalmente devido a alta pressão sanguínea e obesidade, disse um estudo divulgado segunda-feira.
  Menos atividade física, fumo, e dieta insalubre também contribuíram para o aumento dos casos de CVD -- considerada, agora, a causa principal de morte na China, segundo o estudo publicado no Jornal da Faculdade Americana de Cardiologia.

  Os pesquisadores analisaram dados coletados entre 1991 e 2011 de 26 mil pessoas em nove províncias chinesas, como parte da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China.

  O estudo mostra que alta pressão sanguínea, alto colesterol, e alta glicose de sangue responderam pela maior parte da carga da doença de CVD na China em 2011.

  Naquele ano, esses três fatores se associaram, respectivamente, com 3,1, 1,4, e 0,9 milhão de novos casos de ataque cardíaco ou apoplexia.

  Dos 6,8 milhões de chineses maiores de 35 anos que morreram em 2011, cerca de 3 milhões, ou 44%, tiveram a causa de morte relacionada com CVD.

  Os pesquisadores estimaram que só a alta pressão sanguínea é responsável por aproximadamente 40% dos ataques cardíacos ou apoplexia.

  A incidência de alta pressão sanguínea saltou dramaticamente na China nas últimas três décadas. Em 1979, sua prevalência na população era de 7,7%; Em 2010, era de 33,5%, comparável com a entre os adultos dos Estados Unidos.

  O uso de tabaco também estava associado com 1,3 milhão de casos relacionados com CVD, aproximadamente um terço da carga de CVD em homens.

(Com a Rádio Internacional da China)

Comentários