Guerra híbrida das hienas dilacera o Brasil

                                          
                                                        
                                          Cartoon de Latuff, golpe para a mudança de regime 

Pepe Escobar (*)

A sombria e repulsiva noite em que a presidente da 7ª maior economia do mundo foi a vítima escolhida para um linchamento de hienas num insípido e provinciano Circo Máximo viverá para sempre na infâmia. 

Por 367 votos a favor e 137 contra, o impeachment/ golpe/ mudança de regime contra Dilma Rousseff foi aprovado pelo circo parlamentar brasileiro e agora irá para o Senado, onde uma "comissão especial" será instituída. Se este for aprovado, Rousseff será então marginalizada durante 180 dias e um ordinário Brutus tropical, o vice-presidente Michel Temer, ascenderá ao poder até o veredicto final do Senado. 

Esta farsa desprezível deveria servir como um alerta não só para os BRICS como também para todo o Sul Global. Quem é que precisa de NATO, R2P ("responsability to protect") ou "rebeldes moderados" quando pode obter a sua mudança de regime apenas com o ajustamento do sistema político/judicial de um país? 

O Supremo Tribunal brasileiro não analisou o mérito da questão – pelo menos ainda não. Não há qualquer evidência sólida de que Rousseff tenha cometido um "crime de responsabilidade". Ela fez o que todo presidente americano desde Reagan tem feito – para não mencionar líderes de todo o mundo: juntamente com o seu vice-presidente, o desprezível Brutus, Rousseff foi ligeiramente criativa com os números do orçamento federal. 

O golpe foi patrocinado por um vigarista certificado, o presidente da câmara baixa Eduardo Cunha, confirmadamente possuidor de várias contas ilegais na Suíça, listado nos Panama Papers e sob investigação pelo Supremo Tribunal. Ao invés de reger hienas quase analfabetas num circo racista, em grande medida cripto-fascista, ele deveria estar atrás das grades.

Custa a crer que o Supremo Tribunal não tenha lançado acção legal contra Cunha. O segredo do seu poder sobre o circo é um gigantesco esquema de corrupção que perdura há muitos anos, caracterizado pelas contribuições corporativas para o financiamento das suas campanhas e de outros. 

E aqui está a beleza de uma mudança de regime light, uma revolução colorida da Guerra Híbrida, quando encenada numa nação tão dinamicamente criativa como o Brasil. A galeria de espelhos produz um simulacro político que teria levado descontrucionistas como Jean Braudrillard e Umberto Eco, se vivos fossem, a ficarem verdes de inveja. Um Congresso atulhado com palhaços/tolos/traidores/vigaristas, alguns dos quais já estão a ser investigados por corrupção, conspirou para depor uma presidente que não está sob qualquer investigação formal de corrupção – e que não cometeu qualquer "crime de responsabilidade". 

A restauração neoliberal 

Ainda assim, sem um voto popuplar, os maciçamente rejeitados gémeos Brutus tropicais, Temer e Cunha, descobrirão que é impossível governar, muito embora eles encarnassem perfeitamente o projecto das imensamente arrogantes e ignorantes elites brasileiras. Um triunfo neoliberal, com a "democracia" brasileira espezinhada abaixo do chão. 

É impossível entender o que aconteceu no Circo Máximo neste domingo sem saber que há um rebanho de partidos políticos brasileiros que está gravemente ameaçado pelos vazamentos ininterruptos da investigação de corrupção Lava Jacto. Para assegurar a sua sobrevivência, a Lava Jacto deve ser "suspensa"; e isto será feito sob a falsa "unidade nacional" proposta pelo desprezível Brutus Temer. 

Mas antes a Lava Jacto deve produzir um escalpe ostensivo. E este tem de ser Lula na prisão – comparado ao qual a crucificação de Rousseff é uma fábula de Esopo. Os media corporativos, conduzidos pelo venenoso império Globo, saudariam isto como a vitória final e ninguém se preocuparia com a aposentadoria da [investigação] Lava Jacto. 

Os mais de 54 milhões que em 2014 votaram pela reeleição de Roussef votaram errado. O "projecto" global é um governo sem voto e sem povo; um sistema parlamentar de estilo brasileiro, sem aborrecimentos com "eleições" incómodas e, crucialmente, incluindo campanhas de financiamento muito "generosas" e flexibilidade que não obrigue a incriminar companhias/corporações poderosas. 

Em resumo, o objectivo final é "alinhar" perfeitamente os interesses do Executivo, Legislativo, Judiciário e media corporativos. A democracia é para otários. As elites brasileiras que fazem o controle remoto das hienas sabem muito bem que se Lula concorrer outra vez em 2018 vencerá. E Lula já advertiu; ele não endossará qualquer "unidade nacional" sem sentido; estará de volta às ruas a combater qualquer governo ilegítimo que surja. 

Agora estamos abertos à pilhagem 

No pé em que está, Rousseff corre o risco de se tornar a primeira grande baixa da investigação Lava Jacto, com origem na NSA , que perdura há dois anos. A presidente, reconhecidamente uma gestora económica incompetente e sem as qualificações de um político mestre, acreditou que a Lava Jacto – a qual praticamente impediu-a de governar – não a atingiria porque ela é pessoalmente honesta. Mas a agenda não tão oculta da Lava Jacto foi sempre a mudança de regime. Quem se importa se no processo o país for deixado à beira de ser controlado exactamente por muitos daqueles acusados pela iniciativa anti-corrupção? 

O desprezível Brutus Temer – uma versão fútil de Macri da Argentina – é a conduta perfeita para a implementação da mudança de regime. Ele representa o poderoso lobby bancário, o poderoso lobby do agronegócio e a poderosa federação de indústrias do líder económico do Brasil, o estado de São Paulo. 

O projecto neo-desenvolvimentista para a América Latina – pelo menos unindo algumas das elites locais, investindo no desenvolvimento de mercados internos, em associação com as classes trabalhadoras – agora está morto, porque o que pode ser definido como capitalismo sub-hegemónico, ou periférico, está atolado na crise após a derrocada de 2008 provocada pela Wall Street. O que resta é apenas restauração neoliberal, a TINA ("there is no alternative"). Isto implica, no caso brasileiro, a reversão selvagem do legado de Lula, políticas sociais, políticas tecnológicas, o impulso para expandir globalmente grandes companhias brasileiras competitivas, mais universidades públicas, melhores salários. 

Numa mensagem à nação, Brutus Temer admitiu isto; a "esperança" de que o pós o impeachment será absolutamente excelente para o "investimento estrangeiro", pois lhe permitirá pilhar a colónia à vontade; um retorno à tradição histórica do Brasil desde 1500. 

De modo que a Wall Street, o Big Oil dos EUA e os proverbiais "American interests" vencem este round no circo – graças às, mais uma vez proverbiais, elites vassalas/compradoras. Executivos da Chevron já estão a salivar com a perspectiva de porem as mãos nas reservas de petróleo do pré sal; que já foram prometidas por um vassalo confiável na oposição brasileira. 

O golpe continua. As hienas reais ainda não atacaram. De modo que isto está longe de ter terminado. 
19/Abril/2016
NR: Ao publicar um artigo resistir.info não está necessariamente a corroborar todo o seu conteúdo. 

Ver também: 
O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial 

[*] Autor de Globalistan (2007), Red Zone Blues (2007), Obama does Globalistan (2009) e Empire of Chaos (2014) e 2030 (2015).   Seu mais recente projecto editorial é http://newsbud.com . 

O original encontra-se em www.rt.com/op-edge/340207-rousseff-brazil-impeachment-regime/ 

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

Comentários