Domingos Meirelles reeleito presidente da ABI

                                                       
                      
O jornalista Domingos Meirelles, da chapa Vladimir Herzog, foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Imprensa para o mandato 2016-2019. A eleição realizada nesta quinta-feira, dia 28, envolveu os associados do Rio de Janeiro e de outros Estados. A outra chapa, Barbosa Lima Sobrinho, foi encabeçada por Sérgio Caldieri.

As eleições gerais da ABI começaram pontualmente, às 10h, na sede da entidade, no Rio, e nas representações estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Foi a primeira vez que os associados de todo o país votaram pela internet pelo sistema de voto eletrônico.

A votação e apuração da eleição foi conduzida pelo jornalista Marcus Miranda, presidente da Assembleia Geral Ordinária. Fizeram parte da mesa apuradora Marcus Miranda, Jesus Antunes e Sérgio Caldieri, que concorreu como candidato a presidente, pela chapa Barbosa Lima Sobrinho.

O primeiro associado a votar, na sede da entidade, foi o conselheiro Wilson Alves Cordeiro, um dos repórteres- fotográficos mais queridos do Rio de Janeiro. Wilson, que apoiou a chapa Vladimir Herzog, afirmou que “a gestão de Domingos Meirelles, apesar de limitada por um mandato tampão de 14 meses, moralizou a ABI e comandou o processo de restauração da imagem e do espaço físico da mais antiga e prestigiada instituição da sociedade civil. Tenho absoluta certeza de que a nova gestão será marcada, mais uma vez, pela ética e o engrandecimento da entidade, elevando o nome da Casa do jornalista.”

O último a votar foi o conselheiro Jesus Antunes, um dos nomes mais respeitados da entidade, com uma longa folha de serviços prestados na defesa da Democracia e das liberdades.

O novo diretor de jornalismo eleito pela chapa Vladimir Herzog, José Luís Laranjo, diretor da Universidade Estácio de Sá, lembrou que “a ABI é uma das instituições mais respeitadas do Brasil, juntamente com a OAB e a CNBB. Estamos falando de ética, credibilidade e luta pelos direitos dos jornalistas. É exatamente o perfil da atual gestão. Fui diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro durante 15 anos e fiquei surpreso e muito honrado com o convite para assumir a direção de jornalismo da entidade.”

O diretor do Departamento de Assistência Social, Arcírio Gouvêa, enalteceu a transparência da eleição e o clima de cordialidade e companheirismo que envolveu a todos: “E o que devemos ressaltar neste momento é que estamos vivendo hoje um dia histórico na ABI, pois, pela primeira vez, em seus 108 anos de existência, sócios da entidade de todo o País poderão participar do pleito, através do voto eletrônico, uma conquista da nossa administração. A implantação do voto eletrônico democratizou a vontade do corpo associativo e permitiu que todos os sócios, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, pudessem se manifestar e expressar a sua vontade e não somente os do Rio de Janeiro como antigamente”.


CHAPA VLADIMIR HERZOG 2016/2019

Diretoria:
Presidente: Domingos Meirelles

Vice-Presidente: Paulo Jerônimo de Sousa

Diretora Econômico-Financeira: Ana Costábile

Diretor Administrativo: Lindolfo Machado da Rosa

Diretor de Assistência Social: Arcírio Gouvêa Neto

Diretor de Cultura e Lazer: Jesus Chediak

Diretor de Jornalismo: José Luís Laranjo Duarte

Conselho Consultivo:

Alberto Dines

Audálio Dantas

Ferreira Gullar

Juca Kfouri

Cícero Sandroni

Ziraldo

Aziz Ahmed

Conselho Fiscal:

Paulo Gravina

Rosângela Amorim

Claudineia Lage

Maurício Max

Luiz Carlos de Oliveira (Chester)

Jorge Ribeiro Silva

Amiccucci Gallo

Conselho Deliberativo (Efetivos)

Fábio Costa Pinto

Múcio Aguiar

Raul Silvestre

Loris Baena

Luthero Maynard

Jarbas Domingos Vaz

Jesus Antunes

Siro Darlan

Wilson Alves Cordeiro

Marcus Miranda

Marcos Gomes da Silva

Silvestre Gorgulho

Flávio Tavares

Gerdal Renner

Elio Maccafferri

Conselho Deliberativo (Suplentes)

Petrônio de Souza

Luis Carlos Azedo

Alcyr Cavalcanti

Adalberto Diniz

Marcelo Tognozzi

Norma Sueli

Andrei Bastos

Carlos Di Paola

João Bosco Serra e Gurgel

Luan Henrique Alves

Paulo Marinho

Ilma Martins

Jonas Vieira

Gioconda Cavaliere

Jorge Oliveira da Silva

Comentários