China quer chegar ao espaço com foguetes de nova geração

                                                                              
                                                                                      
A China lançará neste ano seu foguete de carga pesada de nova geração Longa Marcha-5 e está planejando modelos ainda maiores.

De acordo com Wang Jue, diretor do programa do Longa Marcha-5, o foguete tem um peso de decolagem de 869 toneladas, com uma capacidade de carga de 25 toneladas na órbita terrestre baixa (LEO, em inglês) e de 14 toneladas na órbita de transferência geoestacionária (GTO, em inglês).

"Esse foguete pode transportar uma carga duas vezes e meia maior que os veículos de lançamento atuais", disse Wang. "Isso é um indicador da transformação da China de um ator espacial importante em uma potência espacial importante".

Com o uso de propulsores não tóxicos e livres de poluição, o foguete mede 60 metros de comprimento e cinco metros de diâmetro e estará equipado com quatro impulsores, cada um com 3,35 metros de diâmetro, como os foguetes Longa Marcha anteriores.

Os foguetes Longa Marcha-5 terão seis modelos ligeiramente distintos e serão os principais veículos de lançamento dos programas espaciais tripulados, assim como das explorações na Lua e em Marte.
"Quanto mais carga podem aerotransportar nossos foguetes, mais longe poderemos nos aventurar no espaço", disse Wang.

A China planeja lançar este ano o Longa Marcha-7, um foguete de tamanho médio que pode transportar até 13,5 toneladas de carga em órbita terrestre baixa. Transportará carga para a estação planejada espacial.

Juntos, espera-se que o Longa Marcha-5 e o Longa Marcha-7 substituam eventualmente os foguetes Longa Marcha anteriores para cumprir com as necessidades de lançamento nacionais e internacionais. Fim


© People.cn. Todos os direitos reservados

(Com o Diário do Povo)

Comentários