Últimas reflexões antes da votação do Impeachment na Câmara dos Deputados

                           

 Murilo Gaspardo (*)

Considerando-se: o aprofundamento da crise econômica – que provoca maior sofrimento nos mais pobres; a hipocrisia do governo petista – com seu discurso de “repactuação” (ou tentativa de permanecer no poder valendo-se dos mais baixos recursos disponíveis na política); e, ainda, a cada vez mais clara demonstração de que, assim como a maioria dos outros partidos, o PT chegou e permaneceu no poder valendo-se de um “sistema ilegítimo e ilegal de financiamento do sistema partidário-eleitoral” (para utilizar expressão do pessoal da Odebrecht), confesso que tenho feito um esforço para entender que o impeachment seria a melhor solução para a crise político-econômica brasileira.

Até porque um governo não obtém legitimidade definitiva ao ser eleito: o consenso social também precisa ser demonstrado ao longo do exercício do poder e, na lição de Luigi Ferrajoli, no Estado de Direito, a legitimidade é sempre “a posteriori, parcial e contingente”, ou seja, precisa ser conquistada a cada dia pelas lideranças políticas.

Assim, me pergunto: 1) se a razão do impeachment são os alegados “crimes fiscais” - portanto, uma razão econômica – será que o programa alternativo (proposto por PMDB e PSDB) é o que espera o povo que ocupa as ruas a clamar pelo impeachment e, sobretudo, aqueles que não foram às ruas (pesquisas demonstram que os mais pobres representam ínfima parcela dos manifestantes)?

2) se a razão do impeachment é corrupção, será que Eduardo Cunha tem autoridade moral e legitimidade para presidir o processo? Será que a maioria do Congresso Nacional tem autoridade moral e legitimidade para impedir a presidente? Se Eduardo Cunha permanece no poder, não seria com o consentimento da maioria dos deputados que, aliás, foram seus eleitores? Não são esses deputados também financiados pelo mesmo “sistema ilegítimo e ilegal”?

A questão não é justificar delitos e erros políticos. Delitos devem ser respondidos perante a Justiça. Erros políticos devem ser respondidos nas urnas, na pressão popular, no debate público. O problema é que, quando se trata de questões de poder, não é possível discutir separadamente quem vai sair e quem vai entrar – as questões são conexas. Que o vice-presidente e a maioria de seu partido agem como golpistas parece-me claro. Mas o discurso de traição apresentado pelo governo é muito frágil – pois não foram enganados, estiveram juntos por muito tempo e sabiam com quem estavam lidando.

Por outro lado, o PMDB não pode alegar agora que “não sabia de nada”, que não tem nada a ver com os erros de um Governo no qual teve (e tem) enorme participação. O ponto é: Temer/PMDB seriam mais legítimos e teriam algo de melhor a oferecer ao Brasil do que Dilma/PT? Repito: o impeachment não é simplesmente um julgamento da atual presidente, mas sua substituição pelo vice, Michel Temer, parceiro do presidente da Câmara Eduardo Cunha e aliado das velhas e novas oligarquias brasileiras.

Os descontentes com o governo têm motivos de sobra para irem às ruas e toda a legitimidade democrática para fazê-lo. Porém, será que estamos condenados a um horizonte tão cruel de expectativas: ou o caos atual ou os sacrifícios prometidos por Temer para preservar os interesses das elites? Equilíbrio fiscal não é bandeira de direita, é uma exigência de um governo responsável e um bem para a sociedade e a economia.

O problema é outro: quem paga a conta deste equilíbrio? A única alternativa seria restringir direitos sociais e tributar os mais pobres? Não seria possível pensar em tributar grandes heranças, grandes fortunas, o grande capital financeiro? Quais forças políticas e sociais brasileiras teriam a coragem de responder positivamente (e com sinceridade) a última pergunta?

Enfim, que a democracia e o Estado de Direito sobrevivam e saiam fortalecidos deste processo, o que, certamente, não é o cenário mais provável.


Leia também:

Guilherme Boulos: “Se passar pelo impeachment, governo poderá ter de se recompor com o pântano parlamentar”

“Na política brasileira, está em jogo, acima de tudo, repactuação do poder e estancamento da Lava Jato”
Crise e Agonia
Assumir as derrotas, construir as vitórias

Brasil fragmentado na expectativa do dia seguinte

“O pântano no volume morto: degradação institucional brasileira atinge ponto mais agudo" – entrevista com o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes

Sobre a vontade generalizada de ser massa de manobra

O buraco negro da conjuntura política nacional

A classe trabalhadora volta do paraíso

‘Governo arruinou a Petrobras; Brasil já perdeu janela aberta pelo Pré-Sal pra se alavancar’ – entrevista com o cientista político Pergentino Mendes de Almeida

O que pretendem os setores dominantes com o impeachment de Dilma: notas preliminares

“Lula é o grande responsável pela crise" – entrevista com o economista Reinaldo Gonçalves

Fábio Konder Comparato: “A Operação Lava Jato perdeu o rumo”

Sobre crises, golpes e a disputa do Planalto

Hipóteses outonais

Lula na Casa Civil: o que muda para a esquerda?

Referendo revogatório: que o povo decida

Não é por Dilma e Lula

‘Sistema político derrete em meio a dois clãs em disputa pelo aparelho de Estado’ – entrevista com o cientista político José Correia Leite

"Lula e o PT há muito se esgotaram como via legítima de um projeto popular" – entrevista com a socióloga Maria Orlanda Pinassi

Precisamos construir outro projeto de país, longe dos governistas

“A Operação Lava Jato ainda não deixou claro se tem intenções republicanas ou políticas” – entrevista com o filósofo e pesquisador Pablo Ortellado

“O Brasil está ensandecido e corre risco de entrar numa aventura de briga de rua” - entrevista com o cientista político Rudá Ricci.
  

(*) Murilo Gaspardo é professor de Teoria do Estado da UNESP/Campus de Franca – SP. Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP).
Contato: murilogaspardo(0)franca.unesp.br

(Com o Correio da Cidadania)

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5538067426554059193#editor/target=post;postID=3332711859505448547


Comentários