Quanto mais assisto as versões de "Os Dez Mandamentos", leio a Torá e depois de visitar o Egito e Israel, mais me emociono com a história de Abraão, Moisés e dos seus supostos descendentes...Ainda que sejam pura ficção...José Carlos Alexandre

                                     

                                           
Koestler, um sionista que nega
a origem judaica de Israel

Miguel Urbano Rodrigues

Que indecifrável fio condutor da sua vida em permanente sobressalto leva Koestler de revolucionário marxista, membro do Partido Comunista Alemão e sionista a um fanático anticomunista e colaborador da CIA e, já quase no fim da sua vida, acabar por negar a tradição cultural do seu povo, razão primeira para o estatuto de nação atribuído a Israel?


Voltei a ler nos últimos meses alguns livros de Arthur Koestler.

Quase esquecido, Koestler foi em meados do século passado um dos escritores mais famosos e polémicos do mundo.

Nascido em Budapeste numa família de judeus, o seu interesse pelo sionismo levou-o a viajar para a Palestina aos 20 anos. Dessa experiencia resultou em 1946 um romance Os Ladrões da Noite (Thieves in the Night no original inglês) inspirado na fundação dos primeiros kibutzin, colonatos estabelecidos em terras compradas aos árabes ainda na época do império Otomano. 

Eram revolucionários românticos esses precursores de Israel vindos da Europa, da América, da Ásia e da África. A ação do livro transcorre durante o mandato britânico na Palestina, um estranho tempo de transição. 

A maioria, de formação marxista, sonhava com a sociedade socialista perfeita. Na comuna da Torre de Ezra não circulava dinheiro, nem havia propriedade privada e parte do coletivo acreditava ingenuamente na possibilidade de relações fraternas com os árabes que seriam beneficiados pelo convívio pacífico com uma cultura mais avançada tecnicamente.

Mas nem todos eram revolucionários na comuna de Eszra, e ali eram identificáveis os germes das perversões que iram manifestar-se tragicamente no Estado de Israel.

Uma das personagens, angustiada, interroga-se sobre o que será, quando levado à prática, o projeto de colonização judaica na Palestina ideado por Theodor Herzl.

O livro somente foi publicado quando Kostler ia completar 40 anos.

Nas duas décadas anteriores a sua vida fora a concretização de uma aventura permanente e fantástica.

Sempre imprevisível e versátil, aos 31 anos tinha participado de uma expedição polar, aderira ao Partido Comunista Alemão, defendia com paixão a União Soviética, e continuava a ser sionista.

Em 1937, quando cobria para o News Chronicle a Batalha de Málaga, foi preso pelo exército de Franco, encarcerado numa prisão de Sevilha, e condenado à morte.

A sentença não foi executada e dessa experiencia resultou O Testamento Espanhol (na edição portuguesa), uma meditação simultaneamente ideológica e existencial que prenuncia a sua rutura com o Partido.

Nas vésperas da II Guerra, é preso em França e internado num campo de concentração dos Pirenéus. É ai que escreve parte de O Zero e o Infinito (Darkness at Noon, na edição inglesa), o romance que o tornaria mundialmente conhecido.

Essa segunda prisão, a que em breve se seguiria uma terceira, é fonte de inspiração de La Lie de la Terre (Scum of the Earth no original inglês), ensaio pungente sobre o sofrimento no campo de horrores.

Nos anos de Paris, antes da guerra e imediatamente depois, conviveu intimamente com escritores como Albert Camus, Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir que romperam com ele após a publicação de O Zero e o Infinito.

Foi então amante de mulheres famosas. Segundo Georges Orwell, a ele se ajusta a expressão tarado sexual. Espancava a segunda mulher e alguns dos seus biógrafos afirmam que cometeu crimes de violação. Neurótico, experimentou múltiplas drogas alucinogénias.

Mas a sua sexualidade atormentada não ajuda a compreender o processo que fez do revolucionário marxista um anticomunista fanático, colaborador da CIA, tal como Orwell.

À Palestina voltou muitas vezes, e em todos os livros e artigos que escreveu sobre Israel transparece a sua opção sionista.

A publicação em 1974 – tinha então 69 anos – de The Thirteen Tribe (Os Khazares, a 13ªTribo e as origens do judaísmo moderno, na edição brasileira – foi portanto recebida como bomba politica e literária. Em Israel, os historiadores desancaram o autor. De escritor amigo, admirado pelos governantes e pelo mundo académico, Koestler passou a vilão, a falsificador da história.

A tese do livro não é original. Em muitas universidades da Europa e dos EUA tinham sido publicados desde o século XIX trabalhos sobre o judaísmo dos Khazares, um povo turco de olhos claros que, depois de se fixar no baixo Volga e nas estepes do Mar Cáspio, desempenhara um importante papel nas lutas entre Bizâncio e o Califado. As fontes a que Kostler recorre para chamar a atenção para a diáspora Khazar, apos a invasão da Europa pelos Mongóis de Batu Khan, eram conhecidas.

Mas o prestígio do escritor fez de uma questão académica, debatida nos departamentos de História de algumas universidades, tema de manchetes na comunicação social.

Kostler ofendeu milhões de judeus ao contestar as origens étnicas do povo que se proclama descendente de Abraão e Moisés. No seu livro explosivo afirma que a maioria dos Asquenazes que criaram o Estado de Israel vindos da Europa Ocidental, dos EUA, da Polónia, da Rússia e outros países descende na realidade dos Khazares turcos.

A 13ª Tribo é um livro muito importante, mas sem qualidade, que não está à altura dos méritos literários do autor. Mal estruturado, repetitivo, erudito e redigido num estilo pesado, o seu êxito nasceu da indignação que o assunto suscitou no mundo judaico.

As veementes críticas de que foi alvo não impediram Kostler de continuar a defender o direito à existência de Israel. A negação da origem étnica dos pioneiros do sionismo não afetou minimamente a sua solidariedade com o povo do Estado implantado na Palestina com o patrocínio da Inglaterra e dos EUA.

Independentemente dos mitos invocados para justificar o regresso à Terra Santa, Israel tonara-se uma realidade no século XX. Repetir o romano Adriano e expulsar dali os judeus aparecia-lhe como um ato de barbárie.

Para Koestler a legitimidade de Israel não provem da origem racial dos seus cidadãos, mas da decisão da ONU, em 1947, de partilhar a Palestina em dois Estados, um árabe, outro judaico.

«Em resumo-escreve na 13ª Tribo – os judeus da nossa época não tem em comum uma tradição cultural, mas apenas certos costumes e padrões de comportamento baseados numa herança social da experiência traumática do gueto e de uma religião que a maioria não pratica, mas que lhes confere um estatuto pseudonacional».

O livro de Kostler foi, aliás, rapidamente esquecido. Os lobbies judaicos contribuíram para isso, comprando milhares de exemplares das suas edições em várias línguas e destruíram-nos. É hoje uma obra difícil de encontrar, até nos alfarrabistas.

Mas, inesperadamente, transcorridas mais de três décadas, um historiador judeu retomou a tese de Kostler e desenvolveu-a em dois livros.

Shlomo Sand, professor de História na Universidade de Tel Aviv, reuniu uma documentação exaustiva e de qualidade e recorreu a conclusões da moderna arqueologia (inclusive israelense) para demonstrar no primeiro desses livros Comment le Peuple Juif fut Inventé (na edição francesa), que a grande maioria dos judeus Asquenazes descende realmente dos Khazares e que os antepassados dos sefarditas foram berberes judaizados do exército de Tarik ibn Ziyad que invadiu a Espanha no século VIII. Na sua ofensiva contra os mitos do povo judaico contesta a própria existência de Salomão e a autenticidade das ruinas do Templo de Jerusalém.

No segundo livro sustenta que A Terra de Israel é outra invenção. Nem o Antigo Testamento nem o Talmude mencionam a expressão. Quando de referem à Terra de Canaã não incluem nela Jerusalém, Hebron e Belém. A Israel bíblica era somente a Samaria. Nunca esta e a Judeia estiveram unidas num reino único.

Daniel Sassoon, professor de História Comparada da Universidade de Londres, judeu anti sionista, identifica-se totalmente com a posição de Shlomo Sand e pulveriza como ele a mitologia nacionalista judaica.

O relato bíblico deixa aliás transparente que os judeus vindos do Egipto foram um povo colonizador.

«Destrói-os completamente – ordenou-lhes o Senhor, “prevendo” que os Amoritas voltassem. “Passem pela espada todos os homens (…) Quanto às mulheres, crianças, gado e tudo o mais… podem tomá-lo para vós como pilhagem» (Deuteronómio 20).

Arthur Koestler não viveu o suficiente para tomar conhecimento de que a sua tese sobre os judeus Khazares como antepassados dos Asquenazes é assumida hoje por um prestigiado professor de Historia da Universidade de Tel-Aviv.

O avanço da doença de Parkinson e o agravamento de uma leucemia contra a qual lutara sem êxito fê-lo optar pelo suicídio em 1983. A sua terceira mulher acompanhou-o, tomando idêntica decisão.

Serpa e Vila Nova de Gaia, Março de 2016

Comentários