Greve no "Estado de Minas" por uma hora por falta de pagamento. Pessoal da TV Alterosa também paralisou os trabalhos



                                                                                                                      Imagem: Bruno Couto

Os jornalistas e empregados na administração dos jornais Estado de Minas e Aqui paralisaram suas atividades nesta segunda-feira 21/12 em protesto contra o não pagamento do 13º salário pela empresa. 

A paralisação durou uma hora e contou com adesão praticamente total dos trabalhadores e participação dos quatro sindicatos: dos jornalistas, dos empregados na administração, dos gráficos e dos radialistas. 

Pela manhã, os trabalhadores da TV Alterosa também paralisaram o trabalho durante uma hora; a paralisação afetou o jornal da emissora que vai ao ar por volta do meio-dia e precisou veicular notícias antigas. Nesta terça-feira 22/12 novas paralisações serão feitas nos veículos dos Diários Associados.

Durante a assembleia dos trabalhadores na porta do jornal, a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alessandra Mello, fez um histórico de todas as negociações realizada com a empresa, que já resultaram em 39 reuniões de mediação no Ministério do Trabalho. 

Ela informou que o Sindicato sempre esteve aberto ao diálogo com o jornal e disposto a negociar, sem abrir mão de direitos trabalhistas. A empresa no entanto não apresentou nenhuma proposta concreta para cumprir seus passivos com os trabalhadores, que incluem, além do 13º, pagamento de férias, tíquete alimentação e plano de saúde.

A mais recente reunião de mediação foi feita na manhã de hoje, na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. Participaram dela representantes dos Diários Associados e dos quatro sindicatos. 

A empresa informou que não tem previsão de pagamento do 13º para os trabalhadores. Diante disso, só restou aos trabalhadores a mobilização. A primeira paralisação foi feita na TV Alterosa, a partir das 10h, por jornalistas e radialistas. 

Os trabalhadores do Estado de Minas pararam às 13h. Em assembleias, todos manifestaram a mesma disposição de luta e de não aceitar o calote da empresa.

Os quatro sindicatos decidiram ajuizar ainda hoje ações cobrando o pagamento imediato do 13º, com pedido de multa revertida para os trabalhadores.

Nem o décimo terceiro
                                                                     
A reunião de mediação no SRTE foi pedida pelos sindicatos depois de reunião realizada na segunda-feira 14/12 com representantes dos Diários Associados – jornal Estado de Minas, jornal Aqui e TV Alterosa. 

A empresa deveria apresentar uma proposta de pagamento dos seus passivos trabalhistas que seria levada aos trabalhadores. No entanto, limitou-se a fazer uma exposição das suas dificuldades financeiras e não apresentou nenhuma proposta. Nem mesmo o pagamento do 13º Salário foi garantido.

Segundo os números apresentados pelos Diários Associados, este ano a empresa teve queda de 25% na sua receita e 51% na captação de anúncios. Ela já teria vendido todos os seus ativos, apurando nas vendas R$ 74 milhões. Esse dinheiro, no entanto, não foi usado para quitar seus passivos trabalhistas. A empresa alegou também que não está conseguindo obter novos empréstimos bancários.

Outro item solicitado pelos sindicatos e que não foi apresentado na reunião foi a folha salarial com discriminação dos valores, inclusive dos salários da diretoria.

Diante de tudo isso, os sindicatos solicitaram a mediação do Ministério do Trabalho e convocaram assembleias para hoje. “Embora as empresas do grupo econômico tenham apresentado um esboço financeiro resultante do seu ativo e passivo, estas afirmaram que somente pagariam o décimo terceiros de seus empregados caso lograssem êxito na busca de empréstimos junto às instituições bancárias”, informou o pedido de mediação. Antevendo que os compromissos de pagamento da parcela do décimo terceiro poderiam não ser honrados, os sindicatos pediram urgência na marcação da reunião.

Na reunião na SRTE, na manhã desta segunda-feira, os representantes dos Diários Associados reafirmaram que não podem pagar o 13º e não apresentaram nenhuma proposta concreta. A SRTE solicitou fiscalização da empresa. Os trabalhadores realizaram paralisações e assembleias na TV Alterosa e nos jornais Estado de Minas e Aqui e novamente vão parar nesta terça-feira 22/12. (Com o Sindicato dos Jornalistas)


Comentários