Mensagem do líder cubano Fidel Castro ao presidente Nicolás Maduro

                                                                             

Fidel adere à opinião unânime daqueles que parabenizaram Maduro por seu brilhante e valente discurso na noite de 6 de dezembro, apenas foi conhecido o veredicto das urnas

"Querido Nicolás:

Junto-me à opinião unânime daqueles que te parabenizaram por teu brilhante e valente discurso, na noite de 6 de dezembro, apenas foi conhecido o veredicto das urnas.

Na história do mundo, o mais alto escalão da glória política que podia ter alcançado um revolucionário coube ao ilustre combatente venezuelano e Libertador da América, Simón Bolívar, cujo nome já não pertence somente a esse irmão país, mas a todos os povos da América Latina.

Outro oficial venezuelano de pura estirpe, Hugo Chávez, compreendeu-o, admirou-o e lutou por suas ideias até o último minuto de sua vida. Desde criança, quando assistia à escola primária, na pátria onde os herdeiros pobres de Bolívar tinham também que trabalhar para ajudar ao sustento familiar, desenvolveu o espírito em que se forjou o Libertador da América.

Os milhões de crianças e jovens que hoje frequentam a maior e mais moderna rede de escolas públicas no mundo são os da Venezuela. Algo semelhante pode ser dito de sua rede de centros de assistência médica e atenção à saúde de um povo valente, mas empobrecido por causa de séculos de saqueio por parte da metrópole espanhola e mais tarde pelas grandes transnacionais que extraíram de suas entranhas, durante mais de cem anos, o melhor do imenso caudal de petróleo com que a natureza dotou esse país.

A história deve deixar também constância de que os trabalhadores existem e são os que tornam possível o desfrute dos alimentos mais nutritivos, os remédios, a educação, a segurança, a moradia e a solidariedade do mundo. Podem também, se assim desejam, perguntar à oligarquia: Sabem tudo isso?

Os revolucionários cubanos — a poucas milhas dos Estados Unidos, que sempre sonham em apoderar-se de Cuba para convertê-la em um híbrido de cassino com prostíbulo, como modo de vida para os filhos de José Martí — jamais abrirão mão de sua plena independência e do respeito total de sua dignidade. 

Estou certo de que somente com a paz para todos os povos da Terra e o direito a converter em propriedade comum os recursos naturais do planeta, bem como as ciências e tecnologias criadas pelo ser humano para benefício de todos seus habitantes, poderá ser preservada a vida humana na Terra. 

Se a humanidade prossegue seu caminho pelos trilhos da exploração e continua o saqueio de seus recursos por parte das transnacionais e os bancos imperialistas, os representantes dos Estados que se reuniram em Paris, tirarão as conclusões pertinentes.

A segurança já não existe hoje para ninguém. São nove os Estados que contam com armas nucleares, um deles, os Estados Unidos, jogou duas bombas que mataram centenas de milhares de pessoas, em apenas três dias e causaram danos físicos e psíquicos a milhões de pessoas indefesas.

A República Popular da China e Rússia conhecem muito melhor que os Estados Unidos os problemas do mundo, porque tiveram que suportar as terríveis guerras que impôs o egoísmo cego do fascismo. Não tenho dúvidas de que por sua tradição histórica e sua própria experiência revolucionária farão o esforço máximo por evitar uma guerra e contribuir para o desenvolvimento pacífico da Venezuela, América Latina, Ásia e África.

Fraternalmente,


Fidel Castro Ruz

10 de dezembro de 2015"

Comentários