Gagárin lidera votação que definirá nome de nave


            Novo veículo participará do programa lunar da Rússia
                                                               
Fama de Gagárin fez com que cratera na Lua e rocha em Marte, entre outras coisas, recebessem o nome do cosmonauta Foto:Tass

Yuri Gagárin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, encabeça a lista de nomes indicados para a nova geração de naves espaciais tripuladas, informou a assessoria de imprensa da corporação de foguetes espaciais Enérguia.

Em cinco dias de votação pela internet, “mais de 4.400 pessoas sugeriram que a nova nave espacial seja nomeada em homenagem ao primeira cosmonauta, Yuri Gagárin”, lê-se em nota divulgada pela empresa.

Dez nomes, entre os 6.000 originalmente propostos, foram selecionados pelo comitê organizador. Gagárin é seguido, em termos de popularidade, por Vector, Federation, Astra, Galaxy, Rodina (Pátria), Mir (Mundo), Zodiac, Zvezda (Estrela) e Leader.

O novo veículo, que participará do programa lunar da Rússia, acomoda até quatro tripulantes e será capaz de realizar um voo independente por até 30 dias, ou até um ano quando acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em órbita, o peso da nave será de 14,4 toneladas, e 19 toneladas na missão lunar.

A votação on-line ficará aberta ao público até 23 de dezembro, e os resultados serão anunciados em 15 de janeiro de 2016.

Uma das pessoas que tiverem votado no eventual vencedor também ganhará um prêmio: uma viagem ao cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para assistir ao lançamento de uma nave Soyuz rumo à ISS em 2016.

Com material da agência Tass. (Com a Gazeta Russa)

Comentários